Essa é a notícia que todo jornalista gosta de dar. Nas três primeiras semanas de funcionamento, a UTI pediátrica do Hospital Regional do Sul de Minas, em Varginha, salvou a vida de 10 crianças.
São jovens pacientes de Varginha e outras cidades da região. O hospital atende aproximadamente 50 cidades do Sul de Minas.
“Essa unidade de terapia intensiva não é só de Varginha, é de toda a região. Graças a Deus já está salvando vidas”, disse o presidente do Conselho Administrativo do hospital, João Carlos Ottoni Adell.
A UTI tem 10 leitos para crianças e adolescentes. É mais complexa do que a UTI Neonatal, restrita ao período neonatal com cuidados específicos do bebê que acabou de nascer.
Já a UTI pediátrica atende pacientes de 0 a 18 anos incompletos, por isto atinge um número maior de doenças, que exigem cuidados individualizados e diferenciados.
Em comum, ambas têm o atendimento 24 horas para os pacientes.
O deputado federal Diego Andrade e o jornalista Marcus Madeira, Embaixador do Hospital Regional do Sul de Minas
A UTI Pediátrica do HRSM possui equipe multidisciplinar formada por 30 profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista e outras especialidades.
O serviço é oferecido para a rede pública e para particular através de convênios.
Investimento
O senador Carlos Viana destinou R$ 2.499.000,00 para a reforma do local (antes funcionava o Banco de Leite Materno). Esse recursos foram solicitados pelo deputado estadual Cleiton Andrade, sob pedido do vereador Dr. Lucas.
O deputado Cleiton Andrade e a jornalista Francine da Rádio Itatiaia, durante a inauguração da UTI Pediátrica
O governo estadual destinou R$ 1,7 milhão para aquisição dos equipamentos.
Mais R$ 657 mil foram destinados pelo governo estadual para custeio (folha de pagamento, medicamentos, insumos etc.).
Com pacientes ou não, a UTI custa R$ 500 mil por mês.
Fotos: Marcus Madeira/BlogdoMadeira

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Fundador do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Diretor de Comunicação da ACIV (Associação Comercial de Varginha) e vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha). Foi membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço e do Voluntariado Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo e o Podcast Varginha em 1 minuto ou mais. Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.

































