Matéria publicada originalmente no dia 6 de setembro de 2023
Há um ano a cidade tem uma fábrica de chocolate. É a Goldko, que produz apenas chocolates sem açúcar (na boa, o açúcar não faz falta alguma). São 50 tipos de chocolate, todos feitos aqui em Varginha. Tem barra com crispy, a série Laskas (pedaços de chocolate), bombom de avelã e dois que devem ser o carro-chefe da casa: Deli Deli e Musa. O primeiro é a versão Goldko do língua de gato. O Musa é igual a Nhá Benta da Kopenhagen (tipo merengue, marshmallow coberto de chocolate).
Goldko e Kopenhagen
Tem problema fazer chocolate igual ao da Kopenhagen? Neste caso, não. Sacou o “ko” no nome da marca? Vem de… Kopenhagen. Os donos da Goldko são herdeiros da famosa fábrica de chocolate, sediada em Extrema, no Sul de Minas. O pai, Paulo Goldfinger, vendeu a marca na década de 1990.
A Goldko tem em Varginha a primeira fábrica própria. Foi inaugurada em janeiro de 2022. No mês seguinte, um dos proprietários, Gregory Goldfinger, conversou com o Blog ao Vivo (assista).
O investimento na implantação da fábrica, um complexo de 5 mil m², foi de R$ 15 milhões. A unidade rende, ao mês, uma produção de 100 toneladas. Gera 50 empregos. A empresa vem de um crescimento de 60% ao ano e pretende atingir a meta de crescimento de 80%, agora com o suporte da fábrica própria. Está situada no condomínio Citlog Sul de Minas (Porto Seco). Além de fábrica, a Goldko atua também como um centro de distribuição.
Quem compra
A empresa vende 65% para São Paulo, 10% para Minas, 10% para Rio de Janeiro e o restante para os outros estados.
Do total, 70% das vendas é do varejo (farmácias, supermercados, lojas de produtos naturais), 20% do e-commerce e 10%, de lojas próprias.
Importante
Além do Deli Deli e da Musa, a Goldko tem um POTE de marshmallow SEM AÇÚCAR. Pra quem é diabético ou viciado em chocolate (e marshmallow), como eu, uma mão na roda. O preço é R$ 66,00 pelo pote (90 gramas) + 4 Musas (merengue). Olhe aqui.