Todas as fotos são de redes sociais das instituições
Chegamos à 6ª reportagem da nossa série sobre os destinos turísticos religiosos, publicada ao longo da Quaresma.
Hoje nosso passeio é bem perto de Varginha, em Três Pontas, para conhecer a história de Padre Victor e de “Nossa Mãe”.
O religioso Francisco de Paula Victor, já beatificado pelo Vaticano, era considerado santo antes mesmo de morrer, em 1905, após mais de 50 anos atuando como Padre em Três Pontas.
Negro, filho de escrava, Padre Victor sempre teve vida simples. Extremamente humilde, tornou-se exemplo para os colegas de seminário, que a princípio zombavam dele: “Como pode um negro querer ser padre?”, falavam.
O carinho dedicado ao povo fez de Padre Victor admirável até mesmo pelos poderosos fazendeiros do final do século 19 em Três Pontas.
Atualmente, 120 anos após a morte do religioso, a cidade recebe visitantes de todo o Brasil, buscando ou agradecendo graças, e tem vários locais para conhecer melhor a vida e o trabalho de Padre Victor.
MEMORIAL PADRE VICTOR
É um museu, localizado no Centro da cidade, que abriga objetos que pertenceram ao religioso, e um local para os fiéis comunicarem graças alcançadas, testemunhos que poderão levar à canonização de Padre Victor.
O local fica aberto diariamente, perto dos horários de missas no Santuário de Nossa Senhora D’Ajuda, outro local que precisa ser visitado por quem deseja conhecer a história de Padre Victor.
A igreja abriga os restos mortais do religioso, numa urna de vidro, com uma imagem em tamanho natural. O templo é muito grande e bonito, transformado em Santuário em maio de 2022.
Santuário e Memorial ficam lado a lado na praça Cônego Victor, no Centro de Três Pontas. Os horários de missas podem ser conferidos no facebook Nossa Senhora D’Ajuda.

MINA DO PADRE VICTOR – PARQUE MULTIUSO
O Parque Multiuso Prefeito Paulo de Paiva Loures, conhecido como Mina do Padre Victor, é um local de grande visitação de romeiros que desejam ter contato com a água da mina, considerada benta.
O parque tem também quadra esportiva e área de lazer, na avenida Senador Josino de Brito, 940.
CARMELO SÃO JOSÉ
Além do já beatificado Padre Victor, Três Pontas poderá ter em breve outra beata formalmente reconhecida pelo Vaticano, é Teresa Margarida do Coração de Maria, carinhosamente conhecida como “Nossa Mãe”.
O processo de beatificação tramita no Vaticano desde 2011.
Nossa Mãe participou da fundação do Carmelo São José, em 1962, e faleceu no local em 2005. Os restos mortais dela estão no Memorial, dentro do Carmelo, junto com os poucos pertences.
O local é aberto à visitação todos os dias, exceto um domingo por mês, quando ocorre o retiro das irmãs.
O endereço é Rua Amazonas, 40.
Outras informações:
www.facebook.com/carmelosaojosetrespontas
www.facebook.com/paroquiadajuda

