Meu dileto leitor que nasceu depois da década de 1990, imagine um tempo em que não havia internet. Como as pessoas trocavam informações do dia-a-dia?
Era tudo no rádio, jornal impresso ou… panfletos.
Havia muitas gráficas em Varginha. E um dos clientes mais assíduos era o Cine Rio Branco.
Toda semana a Empresa Cinematográfica Prince de Souza imprimia a programação do cinema. A distribuição era feita de casa em casa (eram outros tempos…). Quem contou para o blog foi o amigo de longa data Fábio Flauzino (aqui no blog ninguém idade para se lembrar disso, hehehe).
Em cartaz
Alguns filmes na programação do mês de julho de 1963:
- Os Desajustados (com Clark Gable e Marilyn Monroe)
- A Máquina do Amor (com Stefe McQueen e Brigid Bazlen)
- OsBravos Tártaros (com Victor Mature, Liana Orfei e Orson Welles.
Para patrocinar a programação do cinema, havia propagandas de lojas da cidade, como o Palácio do Lar (do Archimedes Braga, na Presidente Antônio Carlos, 580 – mesmo endereço até hoje).
No outro panfleto, um convite pós-cinema: “Após a Sessão Cinematográfica delicie seu paladar no Restaurante Recreio”, onde havia “cosinha de 1a ordem”. Ficava na Delfim Moreira, 500 (onde hoje é a Loja Farina, em frente à Lanchonete do Paulo).
Os folhetos que ilustram esta matéria foram doados ao blog pelo leitor e amigo Farruki Petrin.
Estão devidamente enquadrados com vidro e proteção para evitar envelhecimento precoce do papel.
E você? Se lembra dos panfletos do Rio Branco e Cine Rex?
Respostas de 3
Bela recordação. Parabéns ao Fábio Flauzino, verdadeira e notável memória viva do inesquecível Cine Rio Branco. E parabéns também para o redator desta reportagem.
Aloisio, talvez por modestia, voce não se referiu ao seu pai, sr. Aristides Prince de Souza, durante muitos anos diretor da Empresa Cinematografica Prince de Souza, e sob a responsabilidade de quem o Cine Rio Branco foi erguido. São lembranças que nós, velhos varginhenses guardamos no coração.
Abraçoz
Muito bacana ! fui algumas vezes no restaurante recreio, o endereço está certo. Neste período, as coisas eram simples, mais muito melhor !