A Câmara Municipal de Varginha lançou oficialmente nessa quinta-feira (17/3) , o Parlamento Jovem edição 2022, projeto executado pela Escola do Legislativo em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Nessa edição, o projeto vai discutir com os estudantes a “Saúde Mental dos Jovens”, tema que será trabalhado em subtemas definidos pela coordenação estadual: “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental e, Uso saudável das novas tecnologias”.
O lançamento contou com a participação da presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva, do diretor da Escola do Legislativo Gleison Marques, da técnica em educação da Superintendência Regional de Ensino Rosa Maria das Chagas e da psicóloga Thais Campos Borges Murta que ministrou para os alunos uma palestra abordando o tema do Parlamento Jovem.
Participam do Parlamento Jovem cerca de 30 alunos de escolas públicas e particulares de Varginha que terão a oportunidade de participar das oficinas semanais sobre o tema.
O objetivo é elaborar propostas de políticas públicas relacionadas à saúde mental do jovem e ao mesmo tempo promover a interação dos estudantes com a política do nosso município.
“Nessa volta às atividades presenciais pós pandemia, é uma satisfação saber que esses estudantes estarão engajados, neste ano, aqui em Varginha. Os jovens precisam ser motivados, e certamente com o Parlamento Jovem poderemos propiciar a participação popular jovem na política de forma cada vez mais qualificada”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Gleison Marques.
Neste ano, 130 câmaras municipais de todo o estado participam do Parlamento Jovem. Todo o programa é desenvolvido em rede, com a troca de informações e conteúdos entre as cidades e os polos participantes. Mas as discussões também são regionalizadas com foco na realidade e nos desafios de cada cidade.































