O Cefet de Varginha vai ministrar uma oficina de orientação neste sábado. A apresentação será da professora de Educação Física do Cefet, Gabriela Arantes.
Orientação é um esporte em que o participante precisa percorrer um trajeto descrito em um mapa e passar por alguns pontos. Além do mapa, o atleta pode usar apenas uma bússola.
A oficina começa às 7h30, no auditório do Cefet, com a parte teórica.
Serão repassados os fundamentos e origem do esporte.
Entre 8h30 e 9h haverá uma explicação prática de posicionamento do mapa.
Em seguida, os atletas vão conhecer uma pista de orientação.
A oficina é grátis e não precisa se inscrever. O Cefet de Varginha fica na Av. dos Imigrantes, número 1000 – Jardim Panorama.

O esporte
Orientação é um esporte cujo objetivo é percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, em que o atleta tem que passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controle) descritos em um mapa, dado a cada concorrente.
O atleta pode utilizar apenas o mapa e uma bússola para se orientar.
O tempo gasto para percorrer o trajeto são função da capacidade física dos participantes, do treinamento de leitura do mapa e da rapidez em se orientar utilizando técnicas que são adquiridas com a experiência.
Além da capacidade de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.
Podem ser diversos os percursos e as características do terreno, como por exemplo: terrenos com areia, florestas mais ou menos densas, relevos acidentados etc.






























