Agosto Dourado

Unimed Varginha destaca benefícios do aleitamento materno no Agosto Dourado

publicidade

Amamentação garante desenvolvimento saudável do bebê e benefícios para a saúde da mãe

O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado, que destaca a importância da amamentação para a saúde da mãe e do bebê. A Unimed Varginha aderiu à mobilização e reforça que o aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento infantil, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Aleitamento materno é prioridade

O leite materno é considerado um alimento completo, pois contém mais de 250 substâncias bioativas, além de proteínas, vitaminas, gorduras, açúcares e água. Além disso, protege o bebê.

A recomendação é que a amamentação seja exclusiva nos primeiros seis meses de vida. Os pais devem manter o leite materno até pelo menos os dois anos de idade, mesmo com a introdução de outros alimentos.

Para o bebê, os benefícios incluem proteção contra doenças, fortalecimento do sistema imunológico e auxílio no desenvolvimento dos ossos e músculos da face. Por outro lado, a mãe também é beneficiada pois a amamentação favorece a recuperação no pós-parto, reduz o risco de determinados tipos de câncer e fortalece o vínculo emocional com o filho.

Leia Também:  Sábado tem curso gratuito para gestantes promovido pela Unimed Varginha

“A fase da amamentação é valiosa e demanda cuidados e atenção especial. Uma boa orientação e o apoio profissional e familiar são importantes para que a mãe se sinta preparada e confiante para vivenciar esse momento tão importante”, destacou a médica pediatra Dra. Daniane Moreira de Oliveira.

Cuidados durante a gestação

A valorização do aleitamento materno também faz parte das ações permanentes da Unimed Varginha. O Projeto Bebêmed, que integra o Programa de Saúde da Gestante, oferece encontros mensais virtuais e gratuitos, abertos a toda a comunidade.

O Bebêmed está em sua 167ª edição e reúne profissionais como enfermeira neonatologista, consultora em amamentação, e enfermeira obstetra. Os temas incluem pré-natal, parto, puerpério e primeiros cuidados com o bebê, sempre com espaço para tirar dúvidas das futuras mamães.

“O cuidado com a saúde da gestante é contínuo. O Programa Saúde da Gestante e projetos como o Bebêmed têm transformado a experiência de muitas mamães, oferecendo informações e apoio para que se sintam mais seguras e confiantes durante a gestação e após o nascimento”, comentou a enfermeira Pricila Galdiere dos Santos Pereira, responsável pelo programa.

Leia Também:  Unimed Varginha se destaca na 21ª Convenção de Mercado do Sistema Unimed

Próximo encontro

O próximo Bebêmed acontecerá no dia 13 de setembro. As interessadas podem se inscrever gratuitamente pelo link: unimed.me/050/bebemed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade