Que a região Sul de Minas é rica em café e belezas naturais, todo mundo sabe! Fazendas centenárias em meio à natureza são atrativos muito visitados, mas agora a região passa a ter uma nova rota turística que deixa de fora a cafeicultura.
É a Rota Vulcânica, que abrange Poços de Caldas, Caldas e Andradas.
O território tem tradição no turismo de saúde, com as águas termais e sulfurosas, e com o enoturismo, que inclui vinícolas e vinhos premiados.
O nome se refere ao vulcão extinto que estudiosos afirmam existir no local, especificamente sob Poços de Caldas.
A nova rota foi lançada oficialmente este mês, pela Secretaria de Estado de Turismo e Cultura – Secult, durante a WTM Latin América, evento internacional ocorrido em São Paulo, que reúne profissionais de várias áreas do turismo de toda a América Latina.
A Rota Vulcânica foi lançada em parceria com Sebrae Minas e amplia as oportunidades de atração e permanência de visitantes, impulsionando os negócios locais e favorecendo a oferta de emprego e renda.
Poços de Caldas abriga termas e balneários com vários tipos de banhos e tratamentos de beleza e saúde, com as águas sulfurosas e termais, oferecidos principalmente na Thermas Antônio Carlos, um imóvel imponente e centenário, no Centro da Cidade.
Em Caldas e Andradas a tranquilidade, as águas minerais e os vinhos são os grandes atrativos para turistas de todo o Brasil e do exterior.
As vinícolas Casa Geraldo, em Andradas, e Estrada Real, em Caldas, são conhecidas por seus produtos premiados em concursos de qualidade e admirados por amantes dos vinhos.
A região também se destaca pelo clima ameno, bastante procurado principalmente no inverno, e combina natureza, gastronomia, cultura e bem estar.
Viagem – Para conhecer a Rota Vulcânica partindo de Varginha, o turista pode seguir até Poços de Caldas, distante 154 km.
A partir de Poços, são mais 31 km até Caldas, pelas rodovias MG 877 e BR 459 e mais 53 km até Andradas pela BR 459 e MG 455.
A rede hoteleira de Poços de Caldas é muito rica e diversificada entre preços e estilos. Já Caldas e Andradas tem rede hoteleira mais modesta, porém com estabelecimentos aconchegantes e com profissionais altamente capacitados.
POCINHOS
Passando por Caldas, é interessante conhecer Pocinhos do Rio Verde, um lugarejo que tem passeios em área rural, banhos termais, massagens terapêuticas e outros atrativos. Fica a 40 km de Poços de Caldas e a 34 km de Andradas, com hotéis no próprio distrito.
MAIS INFORMAÇÕES
caldas.mg.gov.br – site da prefeitura de Caldas, que tem link para o balneário de Pocinhos.
andradas.mg.gov.br tem informações detalhadas sobre as vinícolas e sobre turismo de aventura
pocosdecaldas.mg.gov.br – atualizado diariamente com notícias sobre eventos culturais e de lazer na cidade.

