A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022 começa nesta segunda-feira (2/5) em Minas Gerais. Nesta fase, bovinos e búfalos de até 24 meses devem se vacinar.
Para essa etapa, a expectativa é imunizar cerca de 107 milhões de animais em todo território brasileiro.
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online. Se não for possível, ela deve ser feita presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.
Em caso de dúvidas, a orientação é para que os produtores procurem o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA. Em Varginha, o IMa fica na Rua Prof. Geralda Barolli, 534 – Parque Retiro.
Informações pelo 3221-1733.



























