O calendário da saúde promove no Outubro Rosa um mês dedicado à importância de prevenção e diagnóstico precoce sobre o câncer de mama. O momento se faz necessário para a conscientização sobre hábitos saudáveis, exames preventivos e consultas regulares com médico especialista.
Mulheres a partir dos 40 anos fazem parte do grupo de risco e, além da idade, fatores como histórico familiar, estilo de vida como obesidade, sedentarismo, alimentação não saudável e questões hormonais, também devem ser analisados com atenção. Adotar um estilo de vida saudável é uma forma de prevenção. Alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, evitar o consumo de álcool e tabaco, são hábitos que contribuem para manter a qualidade de vida, promover a saúde e o bem-estar.
O cuidado com a saúde da mulher passa por medidas fundamentais de prevenção. A visita regular ao médico especialista, como ginecologista ou mastologista, e a realização de exames de rotina e de rastreio, como a mamografia, são importantes para um diagnóstico precoce e o início do tratamento adequado. Além disso, o autoexame das mamas é uma prática simples que deve ser realizada mensalmente e que contribui para a detecção
de alterações como nódulos, inchaços, secreções ou mudanças na pele e no formato do seio.
Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Por isso as medidas de prevenção e conscientização são tão necessárias, como orienta a médica ginecologista, doutora Eveline Iucif Guedes. “Cuidar da saúde envolve estar atenta ao próprio corpo, manter os exames de rotina em dia e visitar regularmente o médico.
Esses cuidados são ainda mais importantes quando há fatores de risco, como histórico familiar ou certos hábitos de vida. O Outubro Rosa reforça que a prevenção é uma forma de priorizar a vida”, comentou.
Unindo forças contra o câncer
Como forma de intensificar as ações de combate ao câncer, a Unimed Varginha estendeu a campanha de prevenção do Outubro Rosa e Novembro Azul. A proposta é uma forma de unir forças e facilitar o acesso de forma gratuita, sem coparticipação, a consultas com especialistas e exames específicos para nossos clientes, carteirinha 050, que fazem parte da modalidade pré-pagamento, e estão dentro do protocolo de prevenção.
Podem participar da campanha de prevenção mulheres com mais de 40 anos, para consultas com mastologista e exames de mamografia, e homens com mais de 45 anos, para consultas com urologista e exames de PSA.
O prazo vai até o dia 30 de janeiro de 2026, mas, antecipe o agendamento com seu médico e previna-se. Para saber mais sobre a campanha, acesse o site e tire suas dúvidas: www.unimedvarginha.coop.br.

























