As MULHERES têm sido cada vez mais atuantes no cenário LITERÁRIO.
A AFESMIL – Academia Feminina Sul-Mineira de Letras é prova contundente dessa máxima.
Durante o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, FLIPOÇOS, as acadêmicas terão participação expressiva, no evento.
É sempre uma alegria poder noticiar o cenário cultural de Varginha e demais localidades.
Trago texto de Cristina Souza, como forma de parabenizar a AFESMIL pela excelente atuação na difusão das oraturas e literaturas no território mineiro, principalmente nas regiões do sul das Minas Gerais.
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, FLIPOÇOS, em sua 21ª edição em 2026, traz o tema “Cartas e Diários na Literatura – o intimismo das palavras”. Como sabemos, as Cartas e os Diários são considerados uma das nossas maiores sul-mineiridades.
O Sul de Minas Literário possui como texto inaugural, uma Carta, aquela que é considerada a Carta de Caminha dos sul-mineiros, a muito lida e discutida Carta de Cypriano. As nossas oralidades também se encontram registradas em muitas Cartas e Diários. Tudo isso resultou na estruturação de 2 grandes Rotas Turístico-Literárias, o Caminho do Ouvidor Cypriano (COCY) e o Caminho da Narradora América Krauss (CNAK), ambos dentro do programa estadual Minas Literária, que propõe a valorização e a internacionalização do turismo literário mineiro.
Na 1ª mesa, no dia 28 de abril, às 13h30, no Palco Coreto Cultural da EPTV, na Vila Literária de Poços de Caldas, serão apresentados esses dois percursos, inspirados em cartas, diários e registros históricos, que unem literatura, memória e território no Sul de Minas. Convidam o público a vivenciar uma experiência de turismo literário, ao caminhar por paisagens atravessadas por narrativas do passado. Entre documentos, vozes e vestígios, os caminhos revelam como a escrita íntima – correspondências e relatos pessoais – pode se transformar em patrimônio cultural e instrumento de valorização da história local. Com Dra.Diomira Faria, professora e pesquisadora na área de Turismo Literário da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; Adriana Manucci, da Associação de Amigos do Museu das Oraturas e Literaturas do Sul de Minas Gerais-Conversa Macanuda, Asamucom; Lucas Lima, do Centro de Atendimento ao Turista Literário, CATurLit e Lourdes Vaz, do Comitê para a Internacionalização do Turismo Literário, CITurLit.
Já a 2ª mesa, do dia 03 de maio, às 9h, no Palco Sulfurosa, na Vila Literária de Poços de Caldas, trará a Epistolografia, o conjunto das Cartas e Diários de Poetas e Escritoras Sul-Mineiras. A mesa apresentará importantes acervos com cartas e diários de escritoras sul-mineiras presentes na Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, Afesmil; nos Amigos do Museu da Conversa Macanuda, Asamucom e na Coleção Sul-Mineiriana, como contribuição fundamental para a historiografia literária ao atuarem como fontes primárias essenciais para a crítica genética, a reconstrução biográfica e a visibilização da autoria feminina no cenário cultural de Minas Gerais e do Brasil. Esses documentos de arquivo pessoal – que incluem rascunhos, manuscritos, correspondências e diários – revelam os bastidores da criação, as redes de amizades literárias e as estratégias de legitimação de escritoras que, muitas vezes, resistiram a um cenário de exclusão. Com Dra. Bete Brockelmann, Afesmil; Dra. Conceição Lima; Asamucom e Profa.Dalila Lasmar; Coleção Sul-Mineiriana.
Conheça mais sobre Malu Silva
Malu Silva, nome artístico de Maria de Lurdes Silva, construiu sua carreira como educadora, escritora e produtora cultural no interior de São Paulo e no Sul de Minas.
Acesse o site https://malusilva.com.br/ para conhecer mais de suas obras.
Veja também:
Secretária da Argumento Jornalismo Ltda (BlogdoMadeira e Jornal Folha de Varginha). Estudante de Publicidade & Propaganda.


























Respostas de 6
Parabéns ao Turismo Literário Sul-Mineiro! A apresentação no FLIPOÇOS foi muito esclarecedora. Além de conectar o ecossistema literário com o trade turístico em toda a região sul-mineira, com muita criatividade, a proposta se desdobra em múltiplas alternativas. As possibilidades apresentadas pelos itinerários: Caminhos, Rotas, Roteiros e Passeios são inúmeras. Os citados Caminhos: COCY e CNAK são uma ínfima parte diante do amplo leque de opções que contempla diversos Autores, Obras, Personagens, Paisagens, Cenários, Episódios, Estilos, Escolas, Gêneros, Entidades, Eventos, Equipamentos Literários dentre outros. Há um CATurLit (Centro de Atendimento ao Turista Literário) e um CITurLit (Comitê para a Internacionalização do Turismo Literário). Os referidos 2 Caminhos originais e inaugurais são apenas a “abertura” de um “preâmbulo”. O Turismo Literário sul-mineiro é um “universo” e o fato de contar com muitos pesquisadores e mobilizadores vem desenhando um atlas para muitos diários de viagens com turistas de todos os perfis.
Somos cariocas, tivemos a oportunidade de assistir à Mesa sobre Turismo Literário no Flipoços 2026. É um tema que nos agrada bastante. No Rio, tanto na capital como no interior, já se trabalha bastante com o turismo literário. Mas ficamos surpresos e encantados com a tamanha criatividade dos sul-mineiros nos 2 Caminhos, tanto no Caminho do Ouvidor Cypriano (COCY) como no Caminho da Narradora América Krauss (CNAK), especialmente, pela conjugação das Literaturas com Oraturas e ainda com Belezuras e Gostosuras. Parabéns!
Somos de Porto Alegre (RS). Descobrimos as 2 Rotas Turístico-literárias: o Caminho do Ouvidor Cypriano (COCY) e o Caminho Narradora América Krauss (CNAK) agora, no FLIPOÇOS. Assistimos à excelente Mesa. Desejando conhecer mais, pesquisando, lendo, chegamos a esta postagem. O que é mais instigante é a combinação dos 2 Caminhos, pois com esta amálgama, o turista literário já desfruta de um panorama das Letras sul-mineiras, entende as conexões ambientais e culturais sul-mineiras com a América Portuguesa, América Espanhola, América Latina, traduzidas em prosa e verso, em diversos gêneros e estilos! Fantástico!
Todos os cumprimentos ao Flipoços e ao turismo literário sul-mineiro. Um aspecto digno de nota no trabalho desenvolvido com os 2 Caminhos – originais e inaugurais – , o Caminho do Ouvidor Cypriano (COCY) e o Caminho da Narradora América Krauss (CNAK), a base do turismo literário sul-mineiro, é a “Produção Artesanal de Referência Cultural associada ao Turismo Literário”. Uma proposta que já vem sendo desenvolvida com base comunitária. É realmente impressionante a transformação de todas as palavras e frases de Cypriano e América em – Iguarias e Souvenirs -. Criatividade, exercício de cidadania, direito à memória, à literatura, preservação do patrimônio cultural, geração de emprego e renda, qualidade de vida. Todos os votos de êxito para que a proposta ganhe escala em toda a região.
Já tive a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre “Quem é Cypriano Joseph da Rocha?”, “Quem é América Krauss?”, “Quem é Cypriano e América para os sul-mineiros?” e também sobre as respectivas Rotas Turístico-Literárias: o “Caminho do Ouvidor Cypriano (COCY)” e o “Caminho da Narradora América Krauss (CNAK)”, dentro do programa governamental mineiro Minas Literária. A apresentação foi conduzida por pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras e acompanhada por netos, de ambos, todos intelectuais e literatos. O engendramento das muitas Literaturas e Oraturas sul-mineiras desenhado pelas duas propostas – originais e inaugurais – é mesmo fora de série, de uma criatividade colossal. Uma frase dita na ocasião ecoa em mim, até hoje. Registro a seguir: “compreender que memória e identidade se entrelaçam de maneira indissociável. Como afirma Paul Ricoeur, “a memória é a guardiã da identidade”, pois é por meio dela que o sujeito – individual ou coletivo – se reconhece no tempo.” Parabéns ao FLIPOÇOS 2026, que na sua 21a edição, traz o tema das Cartas e Diários, base desses 2 itinerários turístico-literários e das nossas muitas memórias e identidades sul-mineiras. Parabéns também ao Blog do Madeira e à Coluna da Malu Silva pela divulgação.
Parabéns ao BLOG DO MADEIRA e à COLUNA DA MALU SILVA por noticiarem no nosso Sul de Minas Literário que, aliás vem se revelando cada vez mais dinâmico. Parabéns ao FLIPOÇOS pelo tema da Epistolografia! Realmente uma das mais emblemáticas das nossas sul-mineiridades literárias. É importante realçar que os percursos que inspiraram os 2 Caminhos, tanto o da Narradora América Krauss-CNAK como o do Ouvidor Cypriano-COCY, são corpus de inúmeras pesquisas, já com resultados lastreados em universidades brasileiras e estrangeiras. É o Turismo Literário sul-mineiro transformando Histórias e Estórias em Economia Criativa. O que conta com ampla participação da população não apenas nas cidades-referência do CNAK (São Gonçalo da Campanha, depois do Sapucaí, Heliodora, Lambari, Três Corações, Varginha, Alpinópolis, Guaxupé e Poços de Caldas) ou do COCY (São João del-Rei, São Lourenço, São Gonçalo do Sapucaí, Três Pontas e Poços de Caldas), mas na região sul-mineira como um todo. Parabéns a todos!