O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha esteve em Varginha no último sábado (25/04), para cumprir uma importante agenda. Durante os compromissos, Padilha confirmou a habilitação do Hospital Regional do Sul de Minas para a Rede de Atenção Oftalmológica do SUS. A iniciativa, que integra o programa federal “Agora Tem Especialistas”, visa transformar a unidade em um centro de referência para consultas, exames complexos, tratamentos de glaucoma e cirurgias de catarata. A medida busca solucionar um gargalo histórico na saúde regional, beneficiando diretamente a população local e de municípios vizinhos que, anteriormente, precisavam percorrer longas distâncias para obter atendimento especializado.
Fim dos grandes deslocamentos e ampliação do atendimento
A nova habilitação encerra a necessidade de pacientes de Varginha e microrregião viajarem cerca de 250 km até Itanhandu para realizar procedimentos oftalmológicos. Segundo o Ministro Alexandre Padilha, a centralização do serviço é fundamental para devolver a autonomia aos pacientes, especialmente idosos, que enfrentavam dificuldades de locomoção e limitações na rotina devido a problemas de visão.
Com a nova infraestrutura, a capacidade operacional do hospital deve passar dos atuais 60 atendimentos diários para 100 atendimentos por dia. Para viabilizar essa expansão, o Ministério da Saúde destinará R$ 3,5 milhões para a aquisição de equipamentos modernos, além de um aporte anual de R$ 2 milhões destinados ao custeio de equipes profissionais e insumos básicos.
Infraestrutura e parcerias regionais
O fortalecimento do atendimento oftalmológico conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, que realizou a doação de um terreno de 700 metros quadrados localizado aos fundos do hospital. O Dr. João Carlos Ottoni Adell, presidente do Conselho Curador do Hospital Regional, destacou que a demanda pelo credenciamento surgiu da necessidade de acolher pacientes de cidades polo como Três Pontas, Três Corações e Lavras, que agora poderão optar pelo atendimento em Varginha.
De acordo com a administração do hospital, o serviço atual ainda é considerado pequeno diante do potencial de crescimento projetado com a nova estrutura, consolidando Varginha como um ponto estratégico de saúde no Sul de Minas.
Estratégias para redução de filas e novos investimentos
Para combater o tempo de espera por exames, que em alguns casos ultrapassa seis meses, o Ministério da Saúde anunciou o uso complementar de carretas oftalmológicas. Essas unidades móveis devem permanecer na região por períodos de 30 dias com o objetivo de zerar as filas represadas. A meta nacional do governo é ampliar o volume de cirurgias eletivas, superando a marca de 14,9 milhões de procedimentos registrados pelo SUS em 2025.
Além do foco em oftalmologia, o evento em Varginha serviu de palco para outros anúncios na área da saúde. Foi confirmado o início das operações de um novo acelerador linear para radioterapia no Hospital Bom Pastor e a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Sagrado Coração, com investimento de R$ 5 milhões via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Foto: Márcio Borges/Varginha Online
Alisson Marques é natural de Varginha. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Grupo Unis. Já trabalhou em outros portais de comunicação de Varginha e região. Possui experiência em webjornalismo, assessoria de imprensa e comunicação, rádio e TV.


























