Um gesto de solidariedade para o Banco de Sangue de Varginha

José Neto / Maísa Silva

publicidade

Nesta quarta-feira, 10 de abril, eu estive no Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Varginha para fazer a minha primeira doação de sangue. Olha, confesso que fiquei impressionado com o que vi lá! Já vou logo adiantando, eu fiquei impressionado positivamente, começando pelo…

Atendimento online

Uma amiga me fez o convite, na última quarta-feira (3/4), para acompanhá-la na doação de sangue. Logo de cara decidi que iria fazer este gesto de solidariedade. Algo que sempre quis fazer, mas ainda não tinha acontecido.

As vezes esperamos o momento certo, e com os dias ultra atarefados ele nunca chega, não é mesmo?

Rapidamente combinamos que iríamos juntos ao PACE e decidimos que a melhor data seria nesta quarta, 10 de abril. O primeiro contato foi por WhatsApp e o atendimento foi rápido, ágil e super educado. No mesmo dia me informaram as datas de coleta e os requisitos básicos para ser um doador de sangue.

As coletas de sangue no Posto Avançado de Coleta Externa são às segundas, terças e quartas-feiras, de 7 às 11h40, na avenida Maria Resende Braga, 55, bairro Vila Verde.

No dia anterior à data agendada, fui lembrado -por mensagem- do compromisso com alguns esclarecimentos de dúvidas, que gostaria de compartilhar:

Agendamento confirmado
Estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.

🩸Não se esqueça de levar um documento original e oficial com foto, físicos ou digitais (CNH ou RG );
🩸 Lembrando que NÃO pode estar em jejum. A refeição do almoço deve ser feita somente após a doação;
🩸É necessário tomar bastante água no dia anterior a doação;
🩸Todo o processo demora em de 1h30, podendo se estender até 2h;
🩸Sua presença é indispensável, evite faltar. Alguém estará esperando ansiosamente a sua doação.

Endereço: Av. Maria Rezende Braga, 55 – Vila Verde
Telefone: 035 3690- 2297
035 99813-9482

Cadastramento

Confesso que saí de casa correndo para chegar no Posto a tempo, marquei meu horário às 7h. (risos). Cheguei em cima da hora!

Leia Também:  Espaço Cidadania tem mais de 120 oportunidades de emprego em Varginha

Rapidamente me direcionaram a uma sala de espera par o cadastramento. Um senhor muito gentil pegou meus dados e me agradeceu pelo gesto. E aí, neste momento eu notei um procedimento que ganhou mais um ponto de minha admiração.

Em respeito à privacidade de dados, o senhor me pediu o documento e preencheu as informações no sistema sem pronunciar [em voz alta] dados sensíveis. O procedimento exemplar foi repetido  em todas as etapas e por todos os profissionais. (Parabéns!).

Você se lembra que saí correndo de casa? Então, fui doar sangue sem me alimentar antes. Assim que avisei a atendente, ela me levou para a cantina e lá me disponibilizaram um lanche, e com toda educação, me avisaram que fazer o exame com o estômago vazio poderia me causar desconfortos. Fica a dia!

Aproveitei a gentileza das meninas da cantina e troquei bons papos, falamos sobre reeducação alimentar, dieta, saúde… o tempo passou rápido, e de lá direto para a triagem.

100 perguntas em 2 minutos

A sensação foi que na triagem de aptidão de doador, a profissional disparou mais 100 perguntas em menos de dois minutos. Foi muito rápido!

As perguntas são íntimas e delicadas. Ela pede sinceridade e deixa o doador muito a vontade para responder o que quiser. Outro cuidado, entrevista em sala reservada e com a porta fechada. Além das dezenas de perguntas pertinentes, a profissional avalia a pressão arterial e respiração.

Um furinho no mindinho

Passei na entrevista! (uhuuul). Então estou mais perto de, enfim, doar o sangue. Mas antes, um furinho no dedo mindinho para calcular as hemácias. Com extrema higiene e delicadeza, a profissional avisou que são quatro gotinhas. Três descartadas e a quarta gota é usada no medidor de hemoglobina.

Leia Também:  Missa de Sétimo Dia: José Benjamin Cornélio

Nessa etapa tem medição de peso corporal também! Que terror! Mas passo bem. (risos).

450 ml podem salvar no mínimo 3 pessoas

Tudo pronto. Vamos coletar o sangue! Lavei meus braços para acima dos cotovelos e fui para a cadeira de coleta. Que turma gente boa! Profissionais alegres, comunicativas e preocupadas com o bem-estar. Obrigado, meninas!

Durante os 10 minutos -ou menos- da coleta de sangue, nós conversamos, me informei muito. Eu tirei várias dúvidas também. Por exemplo, você sabia que eles fragmentam o sangue coletado para ajudar diferentes pessoas em suas necessidades? Que o sangue chega na Hemominas no mesmo dia da coleta? Melhor, que são colhidos tubos de sangue para testes sorológicos, HIV, hepatites e mais, e em 30 dias você tem acesso aos resultados. Ou, então, que eles te notificam por carta, entregue em casa, se for identificado alguma doença pelo sangue?

Doar sangue não dói e ajuda muitas pessoas.

O banco de sangue sempre precisa de pessoas solidárias.

Se puder, doe sangue. Que você será muito bem cuidado, com profissionais competentes e ambiente extremamente higienizado, eu asseguro, isso eu comprovei!

A Hemominas e todos os que precisam de transfusão de sangue agradecem o seu gesto.

SERVIÇO:

Banco de Sangue Varginha – Posto Avançado de Coleta Externa (PACE)

Data de coleta: SEGUNDAS, TERÇAS E QUARTAS-FEIRAS DE 7 h ÀS 11 h40

Endereço: Av. Maria Resende Braga, 55. Vila Verde -Varginha

Contato: 3690-2297 / 998139482 (apenas whatsapp)

Instagram: @bancodesanguevarginha

Fotos

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade