A PRF (Polícia Rodoviária Federal) suspendeu o afastamentos dos 23 agentes que participaram da operação que matou 26 ladrões de banco em Varginha em 2021. Eles foram indiciados pela PF (Polícia Federal) por homicídio qualificado, tortura e fraude processual.
Os agentes da PRF retornaram ao serviço com autorização da corregedoria da corporação, que afirmou não haver impeditivo legal para a volta das atividades operacionais.
Além dos 23 PRFs, a PF indiciou 16 policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar de Minas Gerais.
O MPF (Ministério Público Federal) instaurou um procedimento cível em 1º de março de 2024 para investigar suposta omissão da PF. À época, a operação, chamada de “Novo Cangaço”, foi elogiada pelo então governo de Jair Bolsonaro (PL). A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) usou as redes sociais para “celebrar” a ação policial.
O caso
No segundo semestre de 2021, a Polícia Federal, a Polícia Militar de Minas Gerais e a Polícia Rodoviária Federal trabalhavam com a informação que a cidade de Varginha seria alvo de um mega-assalto, realizado por bandidos do chamado “novo cangaço” — grupos criminosos fortemente armados0 que roubam bancos, transportadoras de valores e aterrorizam cidades do interior.
Depois de meses trocando informações, agentes da Polícia Rodoviária Federal e do Bope de Minas Gerais realizaram uma operação contra essa quadrilha. A Polícia Federal diz que não foi avisada.
Ao todo, 26 bandidos morreram, segundo a PRF e a PM, na troca de tiros com os policiais, em dois sítios na área rural no dia 31 de outubro de 2021. Nenhum agente ficou ferido. Entre os mortos, estavam os irmãos Zaqueu e Isaque Xavier Ribeiro, que, segundo as autoridades, seriam membros do grupo criminoso PCC. (com informações da Globo e site Poder 360).
Relembre a opinião do varginhense

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Fundador do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Diretor de Comunicação da ACIV (Associação Comercial de Varginha) e vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha). Foi membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço e do Voluntariado Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo e o Podcast Varginha em 1 minuto ou mais. Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.


























Uma resposta
Parabéns PM-MG. MC-MG. PRF. BOPE ! Merece medalhas de ouro, são grandes heróis!!!