Pé-de-Meia começa a pagar segunda parcela de 2025 nesta quarta-feira

publicidade

A segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira aos alunos que cursam o ensino médio regular. Os depósitos serão realizados até o dia 30 de abril. O primeiro pagamento do programa foi referente à matrícula e, a partir desta etapa, os valores estarão ligados ao incentivo por frequência.

No valor total de R$ 1.800, o incentivo por frequência é dividido em nove parcelas de R$ 200, com base na data de nascimento do estudante, e busca combater a evasão escolar. Os alunos precisam comprovar 80% de frequência mínima mensal para receber o benefício. Veja abaixo o calendário:

Como funciona

 

O programa oferece incentivo financeiro a estudantes de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio de escolas das redes públicas, em todas as modalidades, e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Entre seus objetivos estão o combate à evasão escolar e a redução da desigualdade no acesso à universidade e ao mercado de trabalho.

Além da matrícula, também é pago o benefício de conclusão — quando o aluno é aprovado e realiza o Enem, no valor de R$ 1,2 mil — e o incentivo por frequência. Confira o calendário das parcelas:

Os alunos elegíveis recebem ao todo R$ 9.200:

  • R$ 200 reais pagos pela matrícula no início do ano letivo.
  • R$ 1.800 pagos em 9 parcelas ao longo do ano.
  • R$ 1.000 de bônus pela aprovação no final do ano letivo.
  • R$ 200 pela realização do Enem no último ano do ensino médio.
Leia Também:  PM desarticula tráfico de drogas na Vila Dona Josefina em Varginha

 

Para terem direito ao bônus, é exigido que:

  • Não tenham sido reprovados no fim do ano letivo;
  • Façam o Enem no fim do 3º ano do ensino médio.

 

Alunos do EJA

 

A segunda parcela para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que ingressarem no primeiro semestre deste ano será paga também entre os dias 23 e 30 de abril. O pagamento é referente ao benefício de conclusão. Segundo o ministério, o valor é de R$ 900, pago em quatro parcelas de R$ 225, com base na data de nascimento do estudante:

Calendário de pagamento do EJA

Parcela Pagamento
1 De 23 a 30 de abril
2 de 26 de maio a 2 de junho
3 de 23 a 30 de junho
4 de 21 a 28 de julho

Já o Incentivo-Conclusão será acumulado em até três parcelas de R$ 1.000, condicionadas ao cumprimento parcial dos requisitos para a certificação de conclusão do ensino médio ao final de cada semestre ou ano letivo. O estudante que tiver migrado do ensino regular para a EJA não poderá receber o Incentivo-Conclusão das séries referentes ao ensino regular.

Poderão receber a poupança estudantes com idade entre 19 e 24 anos, integrantes de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenha renda, por pessoa, de até meio salário mínimo. Os alunos deverão ter completado 19 anos até o dia 31 de dezembro de cada ano. Aquele que estiver matriculado e completar 25 anos durante o ano ou semestre em que foi matriculado será desligado do programa ao final do período letivo.

Leia Também:  Grupo GVS3 abre vagas para operador de empilhadeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade