Transferência foi anunciada nesta quarta-feira (2); Dom Pedro deixa a Diocese da Campanha (MG), onde exercia o episcopado desde 2015
O Papa Leão XIV nomeou, nesta quarta-feira (2 de julho), Dom Pedro Cunha Cruz como novo bispo da Diocese de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. Até então, o religioso exercia o episcopado na Diocese da Campanha, no Sul de Minas Gerais, onde atuava como bispo diocesano desde 2015. A nomeação foi comunicada pela Santa Sé e acolhida com alegria pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
CNBB envia saudação ao novo bispo de Nova Friburgo
Em nota oficial, a presidência da CNBB saudou Dom Pedro com votos de esperança e renovação para o novo ministério. O comunicado recorda as palavras do Papa Leão XIV durante a audiência geral com bispos, no último dia 25 de junho:
“O pastor é testemunha de esperança com o exemplo de uma vida firmemente ancorada em Deus e totalmente entregue ao serviço da Igreja.”
A CNBB também destacou o papel de Dom Pedro como pastor, agradecendo sua dedicação à Igreja em Minas Gerais e desejando êxito na nova missão fluminense. A nota foi assinada pelo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, e demais membros da presidência.
Trajetória de Dom Pedro Cunha Cruz
Natural do Rio de Janeiro, Dom Pedro nasceu em 16 de junho de 1964. Formou-se em Filosofia e Teologia pela PUC-Rio, com mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1996) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, ambos em Roma.
Foi ordenado presbítero em 4 de agosto de 1990. Atuou como vigário paroquial, pároco, diretor de seminário, professor universitário e gestor de diversas instituições eclesiásticas ligadas à formação e pastoral. Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo Papa Bento XVI, sendo ordenado bispo em 5 de fevereiro de 2011.
No Rio, exerceu cargos como vigário geral e coordenador de diversas áreas pastorais e formativas. Em 2015, Dom Pedro foi nomeado bispo coadjutor da Diocese da Campanha por Papa Francisco, assumindo como bispo titular no mesmo ano.
Atualmente, é bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2 e da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.
Missão em Nova Friburgo
Dom Pedro será o novo responsável pela Diocese de Nova Friburgo, assumindo a condução pastoral de uma das regiões mais expressivas do interior fluminense. A expectativa da CNBB e dos fiéis é de que sua presença fortaleça a comunhão e o testemunho cristão naquela Igreja particular.
Veja também
Bispo da Campanha lamenta morte de papa Francisco: “Era o homem da periferia”
Secretária da Argumento Jornalismo Ltda (BlogdoMadeira e Jornal Folha de Varginha). Estudante de Publicidade & Propaganda.































Uma resposta
Esse é o Bispo que só come peixe e crustáceos?