Por OM Regispani
Morreu o rei…viva o rei! Diziam os franceses na morte do rei; podemos pensar sobre o desaparecimento do Papa (paizinho em grego) Francisco aos 88 anos; logo ajudaremos o que o Espírito Santo e os cardeais votantes elegerem…
Não é fácil ser um pontífice romano. Ao contrário, é uma função das mais delicadas e exaustivas de todos os trabalhos ou funções humanas…
Grandes responsabilidades sobre os ombros papais devido à delicadeza do domínio da espiritualidade e doutrina religiosa e à administração da Igreja também temporal.
Poucos cardeais gostariam sinceramente de assumir essa cátedra martirizante.. Aliás, alguns chegam a não aceitar a iminente escolha durante votação no conclave, como o cardeal Colombo de Milão
Cada Papa traz consigo sua história e sua biografia como suas tendências intelectuais ou políticas e personalidade moral e espiritual e também idiossincrasias.. suas origens e sua extensa formação familiar e sua trajetória de seminário ou de ordem religiosa.
Desde a morte de Papa PIO XII de que me lembro vivamente em 1958 sigo pela imprensa todo o iter midiático das exéquias e depois das pacíficas (e agitadas) eleições..
Com todas as listas de nomes papáveis muitos nomes de elegíveis acabam preteridos e insuspeitos são eleitos como João XXIII ou João Paulo l e João Paulo ll em 1978. Sempre se diz: este que se vai será inigualável… engano de perspectiva, pois sempre o novo bispo de Roma surpreende com alguns aspectos surpreendentes..
Poderia dizer que os pontificados são geralmente pendulares, isto é, um Papa conservador é sucedido por outro mais liberal ou progressista…e assim vão se complementando no amplo painel da complexa história da IGREJA que segue por sua vez a história da Europa e do mundo…
O Concílio Vaticano II realiza-se entre 1962/1965 após 100 anos do Vaticano l…e até hoje se estendem as orientações modernas desse 21o. Concílio Geral da Igreja. E papa Francisco acaba de se mostrar OUSADO em implementar algumas agendas dessa moderna Igreja colocando o cerne do Cristianismo no compasso do mundo atual: violento e tecnológico, neo pagão e laxista moralmente plural e sociologicamente diversificado e intrincado.
Teremos logo um novo pontífice que poderá ser um africano ou asiático, um brasileiro ou italiano ou americano ou um português??
Sugestões e profecias no caso valem pouco ou nada!
Há mais de 300 cardeais mas apenas 130 e poucos poderão ser votados por não terem atingido a idade limite de 80 anos. Muitos cardeais nomeados da “periferia ” foram escolhidos pelo Papa Francisco como a querer um leque de maior espectro que contemplem dioceses distantes ou de países pobres ou distantes das grandes metrópoles católicas.
Tive a sorte de conhecer três pontífices em Roma: João XXIII em 1960 (de quem tirei foto no Castel Gandfo)… Pio XII em 1954 e Paulo VI em 1972.
Todos singulares e diferentes um dos outros, mas todos fortes na fé cristã e na ortodoxia da IGREJA. Esses Papas modernos felizmente foram isentos dos graves erros de alguns antigos de 8 ou 10 séculos atrás.
Talvez comentemos mais sobre esse Papa de índole franciscana que segue o Cristo pobre e próximo do povo com cheiro do rebanho como deve ser um pastor ciente e cuidadoso que é capaz de dar a vida pelas suas ovelhas: todos nós… cristãos ou não..