Ministério Público do Trabalho recebeu mais de 70 denúncias de assédio eleitoral nas últimas 24h

Eleições 2022: Polícia investiga listas que difamam pessoas em Três Pontas
Imagem: Eduardo Bregalda Jr. / Blog do Madeira

publicidade

Nas últimas 24h, o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais recebeu 75 novas denúncias de práticas de assédio eleitoral.

Até o meio-dia desta quarta-feira (26/10), o número de denúncias em todo o estado chegou a 449.

Essas 449 denúncias recebidas até o momento, deram origem a 360 investigações.

O número de investigações abertas é menor que o de denúncias, já o mesmo caso pode ser encaminhado por diversos denunciantes.

Em Varginha, 28 investigações estão abertas nesse momento.

Confira a situação em outras cidades

Fonte: mpt.mp.br

Dentre as denúncias recebidas pelo MPT estão casos de empregadores que exigem que empregados vistam camisa de candidato; movimentos articulados para assediar categorias profissionais coordenado por associações de classes; ameaças de dispensa caso o funcionário não vote no candidato do empregador.

As situações de coação são descritas em diversos setores econômicos, dentre os quais estão comércio varejista de alimentos, roupas, calçados, área da saúde, indústria e administração pública municipal.

O Ministério já aplicou 20 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e ajuizou três Ações Civis Públicas (ACPs).

Leia Também:  Empresa abre vagas para Ajudante de Marcenaria em Varginha

A procuradora do Trabalho em Varginha, Letícia Moura Passos Soares, encaminhou vídeo para o Blog contanto como está a situação da denúncias e investigações em Varginha e na região.

https://www.instagram.com/reel/CkMIlBqDe0O/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

O que é Assédio Eleitoral

De acordo com Nota Técnica divulgada pelo MPT, no dia 07/10 “Uma conduta abusiva que atenta contra a dignidade do trabalhador, submetendo-o a constrangimentos e humilhações, com a finalidade de obter o engajamento subjetivo da vítima em relação a determinadas práticas ou comportamentos de natureza política durante o pleito eleitoral”.

Caso você tenha sofrido assédio eleitoral, denuncie! O número é o 0800-702-3838 ou ainda no site www.prt3.mpt.mp.br/servicos/denuncias

Resposta de 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade