Minas Consciente termina neste sábado

Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

publicidade

O plano Minas Consciente chega ao fim neste sábado (12/3). Ele foi feito para o acompanhamento da pandemia de COVID-19 e a criação de protocolos para a retomada gradual e segura das atividades econômicas

A decisão foi tomada devido ao avanço da vacinação e da queda no número de casos positivos e óbitos pela Covid no estado. A incidência caiu 50% somente na última semana. A queda chega a 60% considerando os últimos 14 dias. Há seis meses, Minas Gerais está com todas as macrorregiões na onda verde do plano.

Segundo o governador Romeu Zema, durante a última reunião do Comitê Extraordinário COVID-19, ocorrida nessa quinta-feira (10/3), o plano cumpriu a sua função. “Temos a menor mortalidade dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Lamentamos muito as mais de 60 mil vidas perdidas, mas esse número poderia ter sido maior, não fosse a condução adequada feita por todos nós. Temos consciência de que fizemos tudo aquilo que estava ao nosso alcance”, afirmou o governador.

O governador ainda agradeceu o empenho e a dedicação de todos neste período e disse ter a certeza de que o governo conseguiu salvar muitas vidas ao longo da pandemia.

Leia Também:  Saúde monitora primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano

Além do governador e de secretários de Estado, também participaram do comitê representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Defensoria Pública de Minas Gerais, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.

Futuro

Agora as deliberações serão feitas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME). Ele será responsável por manter a regularidade das discussões técnicas e das decisões frente às emergências em saúde pública. O CME congregará informações atualizadas, apoiará os municípios e delegará atribuições aos gestores e às unidades técnicas.

Legado

Graças ao plano, O sistema público de saúde de Minas Gerais ganhou 550 novos leitos de UTI adulto e 40 pediátricos. O estado passou de 2.072 unidades de terapia intensiva para 2.622 em fevereiro deste ano, um crescimento de 26%. Já os pediátricos saltaram de 194 para 234.

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade