Governo de Minas faz homenagem à Bárbara Heliodora

publicidade

A tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, que todo ano acontece em Ouro Preto, dia 21 de abril, este ano terá um significado especial para o Sul de Minas.

O Governo Estadual vai fazer uma homenagem à Bárbara Heliodora, conhecida como heroína da Inconfidência Mineira.

Uma porção de terra do túmulo dela, em São Gonçalo do Sapucaí, será levado para o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, e ficará no Panteão dos Inconfidentes, espaço que celebra os heróis desse período da história mineira.

A Medalha da Inconfidência é entregue a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país. Sempre dia 21 de abril a capital do Estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto.

Bárbara Heliodora nasceu em 1759, em São João del Rei. Gostava de música e poesia, casou-se com Alvarenga Peixoto e na casa deles aconteciam as reuniões dos Inconfidentes.

Bárbara Heliodora viveu os últimos anos de vida em São Gonçalo do Sapucaí, morreu em 1810 e foi sepultada na igreja matriz. Mais de cem anos depois, em 1920, os restos mortais foram levados para o cemitério municipal.

Leia Também:  Boca no trombone: leitor encontra escorpiões em casa em Varginha

Durante muito tempo a população de São Gonçalo do Sapucaí duvidou que a Heroína da Inconfidência estivesse mesmo sepultada na cidade, mas agora, com a determinação do governo estadual, para que a terra do túmulo seja colocada no museu de Ouro Preto, o fato está esclarecido.

(Imagem: Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rey)

COMENTE ABAIXO:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade