Exportações brasileiras de café sobem pela 1ª vez em oito meses

Exportações brasileiras de café sobem pela 1ª vez em oito meses
Exportações brasileiras de café sobem pela 1ª vez em oito meses

publicidade

As exportações brasileiras de café verde chegaram a 208,5 mil toneladas em fevereiro, 9,16% de aumento se comparado ao mesmo mês de 2021.

O total corresponde a 3,47 milhões de sacas de 60 kg e a primeira elevação após 8 meses em queda no comparativo anual.

Até então, os volumes embarcados sofriam com problemas logísticos, como redução na oferta de grãos após uma safra baixa em 2021, e falta de espaços nos navios.

O diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, afirma que os efeitos climáticos também contribuíram para os resultados negativos.

“Com a queda na produção por conta dos problemas climáticos, junto à demanda crescente que entra pelo outro lado, temos uma pressão sobre os preços. Para se ter uma ideia, pouco mais de 70 milhões de dólares registrados em janeiro é um recorde para mês na nossa série histórica”, destaca.

Ainda segundo Matos, os principais destinos tradicionais do café brasileiro são Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica, Japão, Rússia e Colômbia. “O Brasil também tem feito um trabalho muito forte na China, que atingiu cerca de 335 mil sacas em 2021, com alta de 65% em relação a 2020”, pontua.

Leia Também:  VARGINHA | Especialistas vão debater o Café na Cultura, Gastronomia, Turismo

Fonte: CCCMG

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade