As exportações brasileiras de café verde chegaram a 208,5 mil toneladas em fevereiro, 9,16% de aumento se comparado ao mesmo mês de 2021.
O total corresponde a 3,47 milhões de sacas de 60 kg e a primeira elevação após 8 meses em queda no comparativo anual.
Até então, os volumes embarcados sofriam com problemas logísticos, como redução na oferta de grãos após uma safra baixa em 2021, e falta de espaços nos navios.
O diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, afirma que os efeitos climáticos também contribuíram para os resultados negativos.
“Com a queda na produção por conta dos problemas climáticos, junto à demanda crescente que entra pelo outro lado, temos uma pressão sobre os preços. Para se ter uma ideia, pouco mais de 70 milhões de dólares registrados em janeiro é um recorde para mês na nossa série histórica”, destaca.
Ainda segundo Matos, os principais destinos tradicionais do café brasileiro são Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica, Japão, Rússia e Colômbia. “O Brasil também tem feito um trabalho muito forte na China, que atingiu cerca de 335 mil sacas em 2021, com alta de 65% em relação a 2020”, pontua.
Fonte: CCCMG




























