A iniciativa foi encabeçada pela Associação Comercial de Varginha. ACIV e outras 20 entidades protocolaram nessa quinta-feira (10) um requerimento ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, solicitando a revisão do valor da tarifa do pedágio entre a Fernão Dias e Varginha.
O documento argumenta que o valor de R$ 13,71 previsto no contrato com a Concessionária EPR Vias do Café é abusivo e impactará negativamente a população, especialmente os mais necessitados. Segundo o presidente da ACIV, SEHAV e ABRASEL, André Yuki, o alto custo do pedágio poderá resultar no aumento dos preços de diversos produtos, principalmente os de gênero alimentício.
“Não somos contra o pedágio e reconhecemos os benefícios que a sua implantação pode trazer, como a manutenção da rodovia”, afirma Yuki. “No entanto, com o valor alto das tarifas os custos operacionais das empresas de transportes serão adicionados e repassados aos consumidores, aumentando os preços de bens e serviços, afetando a competitividade das empresas e dificultar o crescimento econômico da região e oportunidades de geração de emprego”.
O requerimento destaca que a BR-491 é uma importante via de escoamento da produção agrícola e industrial da região, e que o elevado valor do pedágio poderá prejudicar a competitividade dos setores produtivos. Além disso, o documento argumenta que a tarifa impactará negativamente o turismo e o fluxo de veículos na região.
As entidades signatárias do requerimento solicitam ao Governador Zema que reconsidere o valor da tarifa de pedágio na BR-491 e defina um preço justo que atenda aos interesses da população e dos usuários da rodovia.
André concluiu falando que “É crucial encontrar um equilíbrio nas tarifas, para financiar a infraestrutura das rodovias estaduais e os impactos nos negócios e no desenvolvimento econômico. Sendo essencial que o Governador Romeu Zema reveja os valores para garantir um sistema de pedágio justo e sustentável para todos os envolvidos”.
Quem assinou
- Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV)
- Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV)
- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRRASEL)
- Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (FEDERAMINAS)
- Sistema Fecomércio MG SESC e SENAC do Estado de Minas Gerais
- Sindicato do Comércio de Varginha de Minas Gerais (SINDVAR)
- Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG)
- Minasul
- Porto Seco Sul de Minas
- Grupo UNIS
- Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha
- Sindicato dos Caminhoneiros do Sul de Minas (SINDCAM-SUL)
- Sindicato dos Empregados no Comércio de Varginha e Região (Sindcomerciários)
- Associação Médica de Varginha (AMV)
- Sindicato de Produtores Rurais de Elói Mendes (SPREM)
- Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (GEESUL)
- Associação Comercial e Industrial de Três Pontas (ACAITP)
- Sindicato Rural de Três Pontas
- COCATREL
- ATMA Logística e Transporte

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Fundador do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Diretor de Comunicação da ACIV (Associação Comercial de Varginha) e vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha). Foi membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço e do Voluntariado Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo e o Podcast Varginha em 1 minuto ou mais. Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.

























Respostas de 3
Olha a frase do sujeito.
” pois o capitalismo TAMBEM se prenuncia sobre as LIBERDADES para uma boa convivência”
Mas você é ingênuo hein ???
Diz aí… Você é patrão, dono de alguma empresa ou é empregado que defende o patrão ?
Celoko hein
Tomara que você tenha sempre esta disponibilidade $$$, pois o capitalismo TAMBEM se prenuncia sobre as LIBERDADES para uma boa convivência , ESCEDER SOBRE ISTO…E o inicio do fiasco é rumo da falência…
E está EPR…já nos dizeres populares:
UM FILHO QUE NASCEU MORTO DE UM IDEALISTA MEDÍOCRE…ZZZŹ
Capitalismo tem que ter liberdade de cobrança. Pode, paga, Não pode pagar, não usa.
Deixem de choramingar e ajam como bons capitalistas que são.