Emboabas: quando a música de Bruno Maia transforma a história de Minas em arte popular

"Músicos da Banda Braia gravam Emboabas de Bruno Maia"

publicidade

Foto: Reprodução clipe

 

Ouviu a música aí em cima? Não, não é Sá & Guarabyra. É a nova bandeira do sertanista Bruno Maia. A música “Emboabas” é um manifesto musical que resgata com sensibilidade e coragem um capítulo marcante da história mineira.

A Guerra dos Emboabas foi um conflito travado no início do século XVIII entre bandeirantes paulistas e forasteiros portugueses pelo ouro recém-descoberto nas Gerais (obrigado Google, estudei há muito tempo, mas não lembrava de jeito nenhum).

Bruno já passeou (muito) pelo metal progressivo, flanou pelo folclore e agora propõe uma espécie de “pop rural histórico”. Para chegar na sonoridade delicada de Emboabas, Bruno conta com a banda Braia. Tem ali o Giovani Gomes Mendonça (baixo), Rafael Delfino (batera), Cleiton Prósperi (voz e teclados) e o Bruno (voz, flauta e viola).

A música é parte do álbum “Vertentes de Lá e Cá”, que passeia pelas diversas paisagens e narrativas da cultura mineira.

Sonoridade

“Emboabas” é marcada por uma base suave e ritmada, com ênfase na viola caipira, que oferece uma textura calorosa e melódica à faixa. A produção é enxuta, e justamente por isso eficaz: já falei várias vezes que não tem nada mais moderno do que a simplicidade. A canção “respira”, transita entre o pop acústico e o folk mineiro. Lembram a naturalidade de Almir Sater e a sutileza do pessoal do Clube da Esquina.

Leia Também:  Prefeitura de Varginha intensifica capina em nove regiões nesta terça-feira

O refrão é cativante, daqueles que se fixam logo na primeira audição: melodia simples e vocais bem encaixados convidando pra cantar junto.

Em um mundo musical cada vez mais acelerado e escroto, “Emboabas” é um respiro.

O final da música evoca um trechinho do legado celta: a partir dos 3’50” entra em cena, lá atrás da montanha, um sampler “grrrrrrr”, misturado com bichos, flauta indígena no fundo… Música excelente para ser degustada com uma pinga preta.

Veja também

Bruno Maia lança videoclipe de música do novo álbum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade