A Prefeitura de Varginha lamenta acidentes que feriram coletores de lixo em dois endereços de Varginha. Foram descartados irregularmente objetos perfurocortantes e mesmo com o uso de luvas os coletores se feriram e foram levados para atendimento médico.
“Isso envergonha toda a população varginhense porque causa dos acidentes e riscos à saúde dos coletores que são os trabalhadores que atuam mais diretamente na limpeza da nossa cidade”, afirma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela coleta de lixo na cidade.
Receba notícias do BlogdoMadeira no seu celular
Nunca jogue agulhas, restos de vidro quebrado e materiais similares no lixo comum! Veja como descartar corretamente:
Armazenamento Seguro:
• Armazene perfurocortantes (seringas, agulhas e lancetas) em garrafa PET fechada e leve ao posto de saúde mais próximo.
• Embale objetos cortantes, como vidros e lâminas, em jornal ou material semelhante e descarte em caixas rígidas identificadas.
• Evite embalagens frágeis: não utilize papel ou sacos plásticos para armazenar esses resíduos.
• Não descarte no lixo comum: nunca jogue seringas, agulhas ou materiais perfurocortantes no lixo doméstico, nas ruas ou em locais públicos.
ONDE ENTREGAR OS RESÍDUOS PERFUROCORTANTES?
O descarte de garrafas pets cheias de agulhas ou seringas pode ser feito em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). Essas unidades recebem os recipientes devidamente fechados e os encaminham para o descarte adequado em instalações licenciadas, garantindo a segurança ambiental e sanitária.
RESUMINDO: Uma simples ação consciente de cada morador pode evitar acidentes e garantir a segurança dos profissionais.
Para isso, é importante seguir as seguintes orientações:
• Proteja materiais cortantes e perfurocortantes: embale vidros (quebrados ou inteiros) em jornal ou material semelhante, ou utilize caixas de papelão.
• Evite acidentes no manejo do lixo: pressione as tampas de latas de metal para dentro, utilize sacos resistentes e bem fechados e identifique o conteúdo (ex: vidros, latas).
• Garanta segurança em casa: mantenha materiais perfurocortantes fora do alcance de crianças e animais.
• Faça o descarte responsável: informe-se nas USFs sobre a forma correta de armazenar e entregar esses resíduos. Quem utiliza medicamentos injetáveis deve descartar seringas e agulhas corretamente para proteger a família e a comunidade.
A SEMEA informa que os responsáveis pelos descartes irregulares foram devidamente identificados e notificados, com aplicação das penalidades administrativas cabíveis.
Ressalta-se ainda que qualquer cidadão que realizar o descarte incorreto de resíduos perfurocortantes estará sujeito às sanções legais, incluindo autuação e multa, visando garantir a segurança dos trabalhadores da limpeza urbana e a proteção da saúde pública.
Veja também:
Varginha recebe Selo que atesta critérios de Assistência Social
Secretária da Argumento Jornalismo Ltda (BlogdoMadeira e Jornal Folha de Varginha). Estudante de Publicidade & Propaganda.

























