Evento será nesta sexta e sábado; destaca o poder das histórias locais na construção da identidade cultural
A Estação Ferroviária de Varginha será o ponto de encontro entre literatura, cinema e memória durante o Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura, nesta quinta e sexta-feira, dias 11 e 12 de abril.
Além da exibição de filmes e atrações musicais, o evento traz uma programação especial voltada para quem ama contar e ouvir boas histórias: uma roda de conversa com três autores mineiros e duas oficinas de audiovisual que exploram o cinema como ferramenta de preservação da identidade cultural.
No dia 12, a roda de conversa literária reunirá escritores com obras que dialogam diretamente com o território, os costumes e a cultura mineira.
Participam do encontro o jornalista e escritor Marcus Madeira, autor de Causos da Política em Varginha, um livro que narra, com humor e sensibilidade, bastidores e histórias curiosas do universo político local;
Lucas Silva, também de Varginha, que lança o livro Cicatrizes, uma obra com contos que abordam as dores, superações e experiências humanas mais íntimas;
E Carlos Antônio Pinto, de Lavras, ex-ferroviário e autor do romance Um Fantasma no Trem, narrativa ambientada em antigas estações ferroviárias que resgata a memória do transporte ferroviário e propõe um olhar sobre seu papel no Brasil contemporâneo.
“Essas obras representam o espírito de evento de valorizar as narrativas locais e dar voz a quem escreve a partir da sua vivência. Ter autores que resgatam a memória, refletem sobre o cotidiano e constroem ficção com base na realidade regional é preservar e valorizar a nossa cultura”, afirma o idealizador do evento, Bruno Maia, da Braia Produções.
O Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura é uma realização da Braia Produções com recursos da Lei Paulo Gustavo de Varginha, e conta com o apoio das empresas Óticas Maurício, Giggio Spaghetti, Via Connection, Just Coffee e W. Outdoor. A programação completa está disponível no site: https://curtavarginha.braiaproducoes.com.br
Oficinas de audiovisual exploram memória e identidade no cinema
Além da roda de conversa, o Curta Varginha oferece duas oficinas de audiovisual gratuitas que serão realizadas na Biblioteca Pública Municipal, localizada no Museu Municipal de Varginha. As atividades serão conduzidas pelo cineasta Bruno de Souza, que também integra a mostra com seu filme “O Sol da Liberdade”. As oficinas são voltadas a roteiristas, realizadores e entusiastas do cinema e da cultura, com inscrições gratuitas neste link.
Na sexta-feira (11/4), às 16h, será realizada a oficina Subtexto: A Arte de Dizer sem Usar Palavras, que propõe uma investigação sobre como o que está nas entrelinhas pode enriquecer o roteiro e a linguagem cinematográfica.
Já no sábado (12/4), às 14h, a oficina Cenas da Memória: Construindo Identidades no Cinema convida os participantes a mergulharem na criação de narrativas baseadas em vivências, ancestralidade e regionalismo. A proposta é mostrar como elementos do cotidiano e da herança cultural podem se transformar em cenas potentes e significativas.
Serviço
Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura
Data: 11 e 12 de abril
Local: Estação Ferroviária de Varginha
Entrada: Gratuita
– Roda de conversa literária
12 de abril, a partir das 19h
– Oficinas de audiovisual (Cineasta Bruno de Souza)
Biblioteca Pública Municipal no Museu de Varginha (Pç. Governador Benedito Valadares, 141 – Centro)
11 de abril – às 16h: Oficina: Subtexto – A Arte de Dizer sem Usar Palavras
12 de abril – às 14h: Oficina: Cenas da Memória – Construindo Identidades no Cinema
Mais informações: https://curtavarginha.braiaproducoes.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa