CEFET-MG Varginha abre inscrições para o Concurso Oneyda Alvarenga

publicidade

Premiação contempla categorias de Carta e Fotografia com foco no protagonismo feminino

O CEFET-MG Unidade Varginha recebe, até sexta-feira (20/11), as inscrições para o Concurso Cultural Oneyda Alvarenga, voltado a estudantes da instituição e ao público geral em âmbito nacional. Com a temática “Mulheres em foco: pioneiras, invisibilizadas, mas resistentes”, a disputa aceita trabalhos nas modalidades Carta e Fotografia. A iniciativa é promovida pelo projeto de extensão “Entre Cartas… Com sua Comunidade” em parceria com entidades culturais da região.

Regras de participação nas categorias

Na categoria Carta, o candidato deve redigir um texto reflexivo ou argumentativo com até cinco páginas inéditas, endereçado à intelectual Oneyda Alvarenga ou a gestores atuantes na área cultural e social. O envio deve ser feito pelo Formulário de Inscrição da Categoria Carta.

Para a categoria Fotografia, são aceitas imagens originais captadas por aparelhos celulares na posição horizontal, com resolução mínima de 300 dpi e dimensões de 3.000 x 2.000 pixels nos formatos JPG ou PNG. O envio da imagem acompanhada de local, data, título e descrição deve ocorrer pelo Formulário de Inscrição da Categoria Fotografia.

Leia Também:  Barbara Reis abre álbum de cliques de seu casamento e celebra: ‘1 mês do nosso sim’

Em ambas as modalidades, é obrigatório anexar o documento preenchido de autorização de cessão de direitos, disponível no Termo de Autorização de Uso de Texto e Imagem. Menores de 18 anos precisam da assinatura dos pais ou responsáveis legais no arquivo.

Premiações, prazos e legado de Oneyda Alvarenga

O certame distribuirá prêmios para os três primeiros colocados de cada segmento. O primeiro lugar na categoria Carta ganha um tablet educativo e troféu, enquanto a melhor Fotografia recebe uma câmera semiprofissional educativa-digital com troféu. Os segundos colocados recebem livros e R$ 250, e os terceiros lugares levam troféu e R$ 100.

A ação homenageia a pesquisadora, escritora e musicista varginhense Oneyda Alvarenga (1911–1984), pioneira na gestão cultural pública ao lado de Mário de Andrade e única fundadora mulher da Academia Brasileira de Música. A relação dos finalistas sai até 30 de novembro pelo perfil oficial no Instagram @projetoentrecartas, com entrega dos prêmios agendada para 2 de dezembro. Informações e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail oficial [email protected].

Veja também:

Varginha define detalhes da Feira Natalina de Artesanato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade