Bandeira Tarifária de Escassez Hídrica deixará de ser cobrada

Bandeira Tarifária de Escassez Hídrica deixará de ser cobrada
Foto: Canva Pro

publicidade

A bandeira tarifária de escassez hídrica deixará de ser cobrada no dia 16 de abril.

Agora, a bandeira praticada será a verde, sem cobrança de taxa adicional.

A expectativa é que ocorra uma redução média de cerca de 20% no valor da conta de luz.

Por causa da falta de chuva, desde setembro do ano passado o Governo Federal cobra do brasileiro 14 reais e 20 centavos a mais a cada 100 kWh consumidos. Ela é a bandeira e mais cara do sistema.

Entenda o sistema de bandeiras

.O sistema de bandeiras tarifárias funciona como um “semáforo” que indica a diferença de custo de geração de energia para os consumidores

Em período de crise hídrica, as bandeiras tarifárias são definidas mensalmente e informadas na própria conta de luz.

  • Na bandeira verde, que representa condições favoráveis de geração de energia, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.
  • Com a bandeira amarela, que representa a geração em condições menos favoráveis, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,874 a cada 100 kWh consumido.
  • Bandeira vermelha – Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 3,971 para cada 100 kWh consumido.
  • Bandeira vermelha – Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 9,492 para cada 100 kWh consumido.
  • Bandeira escassez hídrica – patamar especial criado por determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) para custear com recursos da bandeira tarifária os custos excepcionais do acionamento de usinas térmicas e da importação de energia. A tarifa sofre acréscimo de R$ 14,20 para cada 100 (kWh) consumido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade