Audiência Pública reúne ACIV, ACIV Mulher e CDL para debater melhorias no centro comercial de Varginha

Audiência Pública reúne ACIV, ACIV Mulher e CDL para debater melhorias no centro comercial de Varginha

publicidade

Na noite dessa quinta-feira (02), a Associação Comercial de Varginha (ACIV) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Varginha) participaram de uma Audiência Pública na Câmara Municipal, realizada a convite da vereadora Zilda Silva, para debater melhorias no centro comercial da cidade.

As entidades foram representadas pelo presidente da ACIV e vice-presidente da CDL, André Yuki, que destacou ações já realizadas em prol do comércio local. Também estiveram presentes a presidente da ACIV Mulher, Márcia Araújo, a diretora executiva da ACIV, Katia Gonzales, e o coordenador de comunicação e marketing, Henrique Avellar.

Demandas antigas e novas propostas

Yuki lembrou que as solicitações por melhorias no centro não são recentes.

“Antes mesmo da minha gestão, a ACIV já vinha dialogando com o poder público. Ao longo dos anos, temos registros de pedidos recorrentes sobre estacionamento, eficiência da área azul e segurança pública. Esses documentos estão disponíveis no site da ACIV, mostrando que nossa entidade sempre esteve atenta às necessidades do comércio e da população”, afirmou.

Ele também destacou que em 2024 a ACIV entregou um relatório detalhado com propostas tanto aos candidatos a prefeito quanto aos vereadores eleitos, reforçando as principais demandas do setor.

Leia Também:  Ônibus de Varginha é enfeitado com tema de festa julina

Segundo o presidente, além da responsabilidade do poder público em investir, os comerciantes também devem contribuir:

“Não adianta termos ruas bonitas e seguras se o comerciante não fizer a sua parte. Precisamos de lojas organizadas, limpas, com bom atendimento, estrutura adequada, banheiros para clientes e produtos de qualidade. O desenvolvimento do comércio depende da união entre poder público e iniciativa privada.”

Principais sugestões apresentadas

Durante sua fala, Yuki apresentou slides com propostas para o centro de Varginha, entre elas:

  • Estacionamento a 45° nas avenidas Rui Barbosa, Rio Branco, São José e Major Venâncio;

  • Estacionamento rotativo na Estação Ferroviária;

  • Vagas demarcadas e numeradas pela empresa da área azul;

  • Instalação de câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos;

  • Criação de um centro integrado de comando e controle;

  • Construção de banheiros públicos;

  • Áreas de lazer para crianças e espaços instagramáveis;

  • Revitalização da Rua Deputado Ribeiro de Rezende, com retorno das vagas de veículos, bancos e floreiras.

Rotatividade e área azul

O diretor financeiro da ACIV e CDL, Edilson Rabelo, reforçou a importância de reativar as vagas de estacionamento no centro:

“O consumidor quer parar o mais próximo possível da loja. Muitas vezes ele não quer andar grandes distâncias e, se pudesse, pararia até dentro da loja. Por isso, é fundamental que as vagas estejam disponíveis.”

Leia Também:  Manutenção e limpeza urbana nesta segunda-feira (1° de dezembro) em Varginha; confira os locais

Ele também defendeu a permanência da área azul:

“Defendo que a área azul permaneça, mas funcionando de forma eficiente. É preciso garantir a rotatividade, algo que não acontece atualmente.”

Presenças e encaminhamentos

A audiência contou ainda com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e SEBRAE. Comerciantes e lojistas também tiveram espaço para expor suas demandas, principalmente ligadas à segurança pública e à atuação da Guarda Municipal.

A ACIV reforçou seu compromisso em apoiar e colaborar com os lojistas, trabalhando em conjunto com as autoridades para tornar o centro de Varginha mais atrativo, seguro e acolhedor para todos.

Veja também:

https://blogdomadeira.com.br/cidadania-italiana-lei-tajani-debate-online/

 

 

Uma resposta

  1. Se estacionamento resolvesse problemas de vendas, a 25 de março estava falida, não? O que vende é: produto, atendimento… Se as grandes lojas e os bancos saírem do Centro, acaba… A ACIV precisa ajudar a achar qual é a vocação do Centro de Varginha: comércio popular? rua de modas? Hoje o que temos é: lojas de capinhas, lanchonetes oferecendo salgado e suco na promoção… O Centro de Varginha não tem identidade… Cadê um local para tomar um chopp? Sentar numas mesas e jogar conversa fora? Eventos que atraiam público? Aí ficam com ideias mirabolantes: a rua é dos pedestres, não dos carros dos próprios comerciantes… Eu acho mesmo que no centro não deveria ter circulação de carro… Agora se o cara acha que uma vaga na frente da sua loja vai atrair clientes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade