Durante a inauguração da Delegacia de Crimes Rurais nesta sexta-feira (11) em Varginha, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), criticou duramente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em meio à repercussão internacional da nova medida anunciada por Donald Trump. O presidente norte-americano anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros (em especial aço e agro).
Perguntado sobre o assunto, Zema primeiro traçou um paralelo entre sua experiência no comércio e a relação do Brasil com seus parceiros internacionais. Segundo ele, o governo federal vem demonstrando “falta de tato” nas relações comerciais com outros países.
“Eu venho do comércio varejista, onde passei a minha vida toda. Cliente que compra da gente, a gente trata bem. E não trata mal”, afirmou o governador.
Zema sugeriu que o Brasil estaria minando sua imagem internacional ao criticar abertamente países que são grandes compradores de produtos brasileiros:
“O mundo todo compra produtos do Brasil. E você vai querer questionar coisas que o seu cliente faz? Isso é lamentável.”
Em tom mais incisivo, Zema apontou o que considera ser uma incoerência da política externa brasileira, ao se aproximar de regimes autoritários enquanto prega a democracia internamente:
“Será que Cuba é democrático? Será que a Venezuela é democrática? […] Falam tanto em democracia e lá fora vão se aliar a países que parece que não têm nada disso sendo praticado.”
A fala de Zema ocorreu no Centro Administrativo de Varginha, onde fica a Delegacia de Polícia Civil.

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Fundador do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Diretor de Comunicação da ACIV (Associação Comercial de Varginha) e vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha). Foi membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço e do Voluntariado Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo e o Podcast Varginha em 1 minuto ou mais. Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.



























Respostas de 5
Desgoverno ineficiênte e deixando os mineiros deficientes sem poder se quer fazer alguma coisa com tantos almentos com os reajuste dos pedágios dos cartórios de imóveis pois vc consegue pagar porque é político com altos salários com o almentos do própio salário com 300% de reajuste bruno e dono de lojas moveleiras pra vc não tem crise e nem vai ter nunca aperto com falta de dinheiro lamentável esse governo fingir que está tudo maravilhoso o povo comendo a 🍌 com as cascas é só isso que está faltando. Affissssss.
Zema de ia aproveitar e perguntar se o pedágio está bom é um péssimo adminstrador, o Estado sem dinheiro pela má administração e ainfa aumemtou 55 % em insenções fiscais deixando de arrecadar o que o Estado precisa!
Este coisa tinha loja aqui
Já teve ainda bem que não tem mais.
Parabéns Zema pelo pedágio
👍O Zema falou e disse.