CAFÉ COM TUDO

Varginha tem palestras sobre Inovação no Café nesta sexta

publicidade

Fonte: Ana Luísa Alves

Nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de maio, Varginha receberá o Café com Tudo – Fórum Regional de Cultura Cafeeira da Microrregião de Varginha, no Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas por aqui.

Às 14h do dia 23, o superintendente executivo e analista de mercado da Fundação Procafé, João Marcelo Oliveira de Aguiar, falará sobre “Inovação no Café”.

A Procafé é reconhecida por sua contribuição à pesquisa, inovação e desenvolvimento da cafeicultura no Brasil.

Com vasta experiência no setor, João Marcelo atua na modernização das técnicas de cultivo, produtividade e sustentabilidade da cafeicultura, promovendo avanços tecnológicos que elevam a qualidade dos grãos brasileiros no mercado global, liderando pesquisas científicas, treinamentos e iniciativas de capacitação para produtores e garantindo acesso a informações e métodos que impulsionam a competitividade do setor.

Sempre defendendo a integração entre inovação e preservação ambiental, sua atuação fortalece práticas agrícolas responsáveis e incentiva o turismo cafeeiro, conectando visitantes ao universo do café mineiro e sua importância cultural e econômica.

Em seguida, será realizada a mesa de debates “O Café no Desenvolvimento da Cultura, Gastronomia, Turismo e Outros Setores”, com mediação de Marcus Madeira, diretor do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira, comentarista político da Rádio Clube e do podcast Varginha em um minuto, ou mais. Madeira é editor e organizador do livro “Varginha: narrativas de Nico Vidal” e autor do livro “Causos da Política acontecidos em Varginha”.

A mesa contará com a presença da presidente da Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais (Fecitur), Teresa Lemos, que lidera iniciativas que conectam visitantes ao patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais. Teresa trabalha na cooperação entre produtores, empresários e gestores públicos, criando oportunidades para a expansão do turismo e fortalecimento das atividades gastronômicas e culturais. Visionária e dedicada, segue consolidando Minas Gerais como um dos principais polos turísticos do Brasil.

Outro participante será Rafael Huhn, turismólogo com especialização em História do Brasil e professor de Turismo Rural, Cultural e Gastronômico. Atualmente é o gestor da IRG Caminhos Gerais, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira Regional Sul de Minas e membro efetivo do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais. Rafael dedica-se à valorização dos sabores e tradições culinárias do estado. Seu trabalho promove a preservação de receitas típicas, incentivo ao uso de ingredientes locais e fortalecimento do turismo gastronômico, conectando produtores, chefs e estabelecimentos. Além disso, atua em projetos que estimulam educação alimentar, sustentabilidade e inovação na culinária.

Leia Também:  Empresa contrata Auxiliar logístico de transporte em Varginha

O último participante da mesa de debates será Delmo Manoel Pinho, um dos grandes nomes da Fecomércio RJ, atuando estrategicamente no fortalecimento do comércio, turismo e logística no estado do Rio de Janeiro. Com vasta experiência no setor, trabalha na implementação de políticas e projetos que impulsionam o crescimento do comércio e da infraestrutura logística, contribuindo para um ambiente de negócios mais dinâmico e competitivo. Delmo abordará sobre a revitalização da ferrovia entre Varginha e Angra dos Reis, destacando sua importância tanto para a escoação de produtos agrícolas, como o café, quanto para a exploração turística e cultural da linha férrea fortalecendo o comércio regional.

Além do impacto econômico, a ferrovia pode se tornar um atrativo turístico, conectando viajantes à história e ao patrimônio ferroviário, promovendo experiências culturais e incentivando o desenvolvimento das cidades ao longo do trajeto.

Finalizando a programação, Raphael Figueiredo e Rosi Barbosa irão falar sobre “Do Interior de Minas para o Brasil: A Jornada de um Empreendimento que Deu Certo”. Raphael e Rosi são os nomes por trás da Rocca Doce de Leite, uma marca que celebra a tradição mineira na produção de doces artesanais com excelência e sabor autêntico. Com dedicação à produção de doce de leite premium, se destacam pela busca constante por qualidade e inovação, preservando receitas tradicionais e valorizando ingredientes naturais.

Além de serem empreendedores no setor alimentício, contribuem para a valorização do turismo gastronômico, promovendo experiências que conectam visitantes ao autêntico sabor de Minas Gerais. Com talento e dedicação, seguem elevando a tradição mineira a novos patamares, transformando o doce de leite em uma verdadeira experiência cultural.

Para fechar o Café com Tudo – Fórum Regional de Cultura Cafeeira na Microrregião de Varginha com chave de ouro, o fim de tarde cultural contará com apresentação artística de Baião Virado, um grupo musical de Varginha que celebra a riqueza da música brasileira, trazendo influências do forró, baião e ritmos regionais em suas apresentações. Com um estilo vibrante e autêntico, o grupo se destaca por sua sonoridade envolvente e pela valorização da cultura nordestina e mineira.

Leia Também:  Senac em Varginha oferece cursos gratuitos de gastronomia em nova cozinha didática

Formado por músicos talentosos, o Baião Virado combina instrumentação tradicional com arranjos modernos, proporcionando ao público uma experiência animada e culturalmente rica. Suas apresentações conquistam plateias por onde passam, promovendo o resgate das raízes musicais do Brasil.

Haverá ainda degustação de produtos típicos do Sul de Minas, como café, cachaças, cervejas artesanais, vinhos, doces, salgados, queijos, doce de leite e biscoitos, proporcionando uma experiência sensorial única. O evento contará ainda com feirinhas com produtos locais, exposição de artesanatos e mostras fotográficas organizadas pela Fundação Cultural de Varginha, destacando a riqueza da região.

Serão realizados ainda, workshops especializados: a qualidade das cachaças será abordada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), enquanto a Cooperativa dos Cafeicultores de Minas Gerais (Coccamig) discutirá cafés especiais. O Sebrae Origem trará informações sobre a autenticidade e valorização dos produtos regionais. Uma oportunidade imperdível para celebrar os sabores e tradições do Sul de Minas, com Café Fazenda dos Tachos, Cachaça Soberana, Doce de Leite Rocca e Laktos – queijos e iogurtes.

E os demais estandes da Fundação Cultural de Varginha, Prefeitura Municipal de Varginha e Circuito Turístico do Lago de Furnas. Terá ainda chopp com a Cervejaria Varginha.

O presidente da ACIV, Abrasel no Sul de Minas e SEHAV, André Yuki, convida todos a participarem do Café com Tudo, que promoverá o turismo, cultura, gastronomia, música, arte, hospitalidade, comércio, desenvolvimento, networking, inovação e o fomento econômico da região.

O projeto está sendo executado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, com o apoio do Sicoob Credivar, FBHA, CCCMG, Sicredi, Abrasel e SEHAV, realização do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente e correalização da ACIV.

 


 

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade