Cidade responde por 8,7% das vendas internacionais mineiras
Minas Gerais fechou o primeiro bimestre de 2026 com US$ 6,6 bilhões em exportações, um crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2025. Com esse desempenho, o estado manteve a posição de segundo maior exportador do Brasil, responsável por 13% de todas as vendas externas do país.
“Grande parte dessas exportações passa por Varginha, considerada um dos principais centros logísticos do café no mundo.”
Entre os municípios mineiros, Varginha aparece na liderança das exportações, com 8,7% de participação nas vendas internacionais do estado.
Na sequência aparecem:
- Araxá (8,1%)
- Paracatu (7,8%)
- Nova Lima (5,9%) e
- Ouro Preto (4,1%).
O resultado reforça o papel estratégico de Varginha na economia mineira e brasileira, especialmente na cadeia produtiva do café e na logística de exportação.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, destacou o resultado e demonstrou otimismo para os próximos meses.
“Esperamos alcançar resultados ainda mais positivos neste ano”, afirmou.
O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci comemorou o resultado e destacou a parceria entre os setores público e privado:
“Esse resultado mostra a força de Varginha e é fruto de um trabalho conjunto entre o poder público e o empresariado, que juntos vêm construindo um ambiente favorável ao desenvolvimento, à geração de empregos e ao crescimento das nossas exportações.”
Porto Seco e café explicam protagonismo de Varginha
Varginha consolidou-se como um dos principais centros exportadores do Brasil, especialmente por causa da força da cafeicultura no Sul de Minas.
A cidade abriga o Porto Seco Sul de Minas, estrutura logística que concentra operações de comércio exterior e facilita o envio de mercadorias para diversos países.
Além do café, o município também movimenta exportações de outros produtos do agronegócio e da indústria, o que reforça sua posição de destaque no comércio internacional.
Veja também
Varginha recebe 2º Fórum Regional de Cultura Cafeeira em abril
Veja ainda

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Fundador do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Diretor de Comunicação da ACIV (Associação Comercial de Varginha) e vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha). Foi membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço e do Voluntariado Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo e o Podcast Varginha em 1 minuto ou mais. Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.





























