Alunos de uma escola estadual de Varginha receberam um comunicado, para ser enviado aos pais, informando que o café da manhã, servido antes do início das aulas, deixa de ser oferecido, e que os alunos devem ir para a escola já alimentados.
Nossa reportagem procurou a Secretaria de Estado de Educação, e fomos informados que a Escola Estadual Irmão Mário Esdras oferecia um lanche extra, não previsto na oferta regular de refeição, e que agora deixou de ser oferecido.
A Secretaria Estadual informou também que fornece alimentação diariamente para 3.400 escolas. No ensino regular é servida uma ou duas refeições por dia, e no período integral são três.
O governo informou que a escola Mário Esdras recebe normalmente os recursos para a alimentação dos alunos, prevista a oferta de uma refeição por turno.
O lanche extra foi oferecido por período determinado.
Para garantir a saúde nutricional de 1,5 milhão de estudantes atendidos, Minas Gerais criou a cartilha “Cardápios da Alimentação Escolar”. O documento oferece 98 opções de pratos para o período parcial, 40 preparações diferentes para o almoço e 32 opções de lanches variados para o contraturno do período integral.
A cartilha inclui pratos com alimentos regionais, respeitando os hábitos alimentares e a diversidade cultural de cada região do estado.
Além disso, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) contam com nutricionistas que visitam regularmente as escolas para acompanhar e assegurar a correta execução da alimentação escolar.
Município
Depois que o blog publicou esta matéria, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Varginha enviou um texto informando que, do lado do Município, não houve nenhuma mudança no fornecimento das refeições para os alunos.
Leia a íntegra do ofício:
“A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEDUC -, vem a público esclarecer que a alimentação oferecida pelo Município para os alunos das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil – Cemei´s, bem como nos Projetos Centro de Educação Integral de Varginha – CEIV – e Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU – NÃO SOFRERAM ALTERAÇÃO.
Todas as refeições são planejadas e acompanhadas por nutricionistas para garantir a variedade dos cardápios, a qualidade nutricional e a segurança alimentar dos estudantes.
Os alunos são atendidos diariamente.
Berçário: 5 refeições/dia
Cemei: Desjejum, Almoço, Lanche da Tarde e Jantar
Escolas Urbanas e Projetos: Desjejum, Almoço (turno da manhã) ou Lanche e Jantar (turno da tarde)
Escolas rurais: Desjejum, Lanche da manhã (Fruta), almoço e Lanche da Tarde.
Prefeitura do Município de Varginha/SEDUC
20/05/2025”.
Uma resposta
Se tivessem colocado a palavra “extra” no título da matéria, era nota 10.