O Grupo Unis deu um novo passo para aproximar o ensino superior das necessidades do mercado. A instituição tornou obrigatória a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em todos os cursos oferecidos — e com uma proposta inovadora: conectar o trabalho acadêmico diretamente às demandas reais de empresas e profissionais da região. O projeto se chama TCC Startup.
Ao invés de produzir um TCC apenas teórico, os alunos agora precisam aplicar seus conhecimentos prestando um serviço para o mercado local. Pode ser uma consultoria para uma loja, um projeto para uma indústria, uma solução para um escritório ou até mesmo uma proposta de inovação para um profissional liberal.
TCC Startup
O reitor do Unis, dr. Felipe Flausino fala sobre o projeto:
“O TCC startup visa conectar a academia com o mercado de trabalho, conectando nossos alunos com o empreendedorismo e com o desenvolvimento regional. Dessa forma contribuímos com o desenvolvimento da região, com a formação do conhecimento e com a mobilidade social, possibilitando a geração de emprego e renda”.
Com isso, os estudantes colocam a teoria em prática, adquirem experiência real de mercado e ainda contribuem com o desenvolvimento de comércios, indústrias e prestadores de serviço do Sul de Minas.
A proposta também valoriza a troca entre academia e comunidade. De um lado, os alunos ganham repertório, portfólio e vivência profissional. De outro, empresas locais se beneficiam de ideias novas, estudos técnicos e projetos personalizados.
Formação com foco em resultado
A nova abordagem reflete uma tendência crescente nas instituições de ensino: valorizar o aprendizado aplicado. Segundo o próprio Unis, a proposta é formar profissionais mais preparados para os desafios reais do mercado de trabalho, com visão empreendedora e senso de responsabilidade social.
Veja também
ÁUDIO | Em Varginha, economista recomenda cautela a empresários até a eleição

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Fundador do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Diretor de Comunicação da ACIV (Associação Comercial de Varginha) e vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha). Foi membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço e do Voluntariado Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo e o Podcast Varginha em 1 minuto ou mais. Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.

























