Só no Sul de Minas, as 7 regionais de turismo receberão juntas R$ 700 mil

Regiões turística de Minas vão receber verba específica para melhorar a atração de visitantes

publicidade

A nossa coluna de turismo segue informando os leitores não só sobre destinos turísticos, mas também sobre importantes decisões governamentais ligadas ao setor, e que afetam diretamente quem ama viajar. Nesta semana, o Governo de Minas divulgou um convênio para liberação de ajuda financeira para grupos de municípios que formam regiões turísticas.

Receba notícias do BlogdoMadeira no seu celular

Cada região turística de Minas Gerais vai receber R$ 100 mil para estruturar os atrativos e promover a visitação. Isso é o que prevê a assinatura de convênio entre a Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo de Minas Gerais (Fecitur) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).

 

Só no Sul de Minas, 7 regiões turísticas estão incluídas no mapa para receber a verba: Serras Verdes, Caminhos da Mantiqueira, Serras Altas, Circuito da Malhas, Caminhos Gerais, Lago de Furnas e Circuito das Águas.

O convênio permite uma agenda estratégica, diagnóstico técnico, planejamento territorial e execução de ações alinhadas às realidades de cada região. Segundo o Governo Estadual, as 48 instâncias regionais de governança turística vão receber, no total, R$ 4,8 milhões para a promoção do turismo regional.

No Circuito das Malhas, o turismo atrai comerciantes em busca de novidades da moda foto: FestMalhas
No Circuito das Águas, as fontes com propriedades medicinais são as grandes atrações, como o parque de Caxambu. Foto: minasgerais.com.br
O Lago de Furnas formou belas paisagens que atraem visitantes para turismo náutico Foto: mardeminas

Segundo a secretária da Secult-MG, Bárbara Botega, “o que estamos colocando em prática é uma política pública estruturante, que respeita a diversidade dos territórios mineiros. Esse investimento garante mais autonomia e fortalece o modelo de regionalização do turismo”.

Cada região poderá escolher como investir a verba, desde que seja na promoção do destino, na qualificação da gestão, na estruturação de produtos turísticos ou em melhorias de infraestrutura, sempre com foco no desenvolvimento sustentável.

Paralelamente a este benefício financeiro, a Fecitur vai promover, em junho de 2026, em Belo Horizonte, o Encontro Estratégico das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais.

O evento reunirá representantes das 48 instâncias regionais, gestores públicos, parceiros institucionais e especialistas, para troca de experiências, avaliação de resultados, alinhamento de estratégias e construção de uma agenda integrada para o futuro do turismo mineiro.

 

Veja também:

Comunidade realiza vaquinha para ajudar gatinha atropelada em Varginha

 

Siga o BlogdoMadeira no Google News

Leia Também:  Audiência pública debate os serviços da Cemig em Elói Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade