Após reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, o prefeito de Varginha Leonardo Ciacci afirma ter certeza na reativação do trecho da ferrovia que liga Varginha a Lavras. O processo deve facilitar o escoamento de produtos industriais e agrícolas até o porto de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Em conversa com a imprensa, Ciacci afirma que agora o processo de reativação não tem volta.
“Para nós é uma conquista gigantesca porque a gente vai passar a ter agora o modal ferroviário para o transporte, inicialmente para cargas e também posteriormente podendo vir a ser de passageiros. Hoje nós só temos o modal rodoviário, e o ferroviário, além da agilidade, do preço do frete, que é bem mais acessível, vai fazer com que os produtos aqui da nossa região sejam transportados até o porto de Angra e podendo ser exportados para o mundo inteiro.”
O prefeito considera uma vitória para a região a inclusão do lote Varginha-Lavras no chamamento público do Governo Federal.
“Esse trecho de Varginha-Lavras, como o de Barra Mansa-Angra, que foram inseridos, porque Arcos a Barra Mansa já existe e está em operação. Os três lotes que serão ofertados, todos contemplam as três regiões, ou seja, não ficaremos de fora.”
Ciacci lembrou que frete do transporte ferroviário pode custar metade do valor do transporte rodoviário, gerando ganho para o empresário e para os produtores rurais. A reunião no Ministério dos Transportes em Brasílias aconteceu na semana passada, com a presença do Prefeito de Varginha, e agora basta apenas esperar a tramitação do chamamento público.



























Respostas de 10
Parabéns pelo trabalho para o retorno do trecho Barra Mansa/Angra. Morava em Angra e viajei muito de trem até Lidice no tempo da RMV com Maria Fumaça que parava na serra para abastecer as caldeiras com água
Toda produção dos produtores rurais usavam o trem. Ainda me lembro que o trem saia de Angra às 6:22 da manhã e o telégrafo era o meio de comunicação entre as estações de paradas. Muita mão de obra na manutenção do trecho com belas pontes e muitos túneis pequenos. Tem um local que o trem sai de um túnel passa por una ponte e entra em outro túnel. Chegando em Angra, sob o Morro da Cruz tem o maior túnel desse trecho com cerca de 180m que tive a oportunidade de atravessá-lo várias vezes. Nessa época o transporte de carvão mineral vindo de Santa Catarina pra Usina Presidente Vargas em Volta Redonda era por trem. Também descarregava trigo em Angra para levar para os moinhos de Minas Gerais. Ferro gusa e enxofre também usava o trem como meio de transporte porque a estrada entre Rio Claro e Angra não era asfaltada. Isso entre 1955 e 1965.
Muito boa a notícia.
Da forma como apresentada, no meu entendimento é muito vaga.
No entanto, seria interessante que se apresentasse um projeto e cronograma básico do projeto (traçado, obras de infraestrutura incluindo-se a(s) de arte, obras de sinalição, pontos de transbordo, etc) para se ter idéia do custo da re-implantação da ferrovia.
Informar que o custo do frete de um modal para o outro é insuficiente para se fazer acontecer.
Em tempo, necessário informar a fonte de recursos.
Transporte ferroviário é necessário no Brasil inteiro, tomara que realmente façam. Nunca deviam ter desativado as ferrovias que já existiram no nosso Brasil
Sempre quando está aproximando o ano de eleições, começam as promessas do “faz tudo. “. Que bom se cumprissem um décimo do que é prometido. Estamos acostumados ouvir as façanhas de outros e outros anos. Assinam documentos e mais documentos, mas depois que passam as eleições ninguém mais fala o que foi prometido. Mas não se preocupe, depois de quatro anos, vão começar tudo novamente. O Brasil continua sendo o país das promessas.
Que é realmente uma obra necessária todos nós concordamos. Mas também sabemos que é uma luta dificílima comparada à implantação do curso de MEDICINA que além de demorar décadas, quando parecia tudo pronto quase não foi abortado. Lembro-me bem da luta do sr. ARISTEU FERREIRA MENDES(in memoriam) para a implatanção de um terminal RODOFERROVIÁRIO que, infelizmente, nunca se concretizou, e olha que à época o trasnporte ferroviário estava todo a “vapor.” Espero, desejo e torço sinceramente, que os tempos sejam outros, e que tenha sucesso esta empreitada.
que notícia boa!!! Quando era pequeno, eu e meus irmãos pegavamos carona no trem. a gente pulava só no viradouro, no Mártir
Madeira, por favor me informe, o trem vai passar por dentro da cidade e vai até o moinho de trigo , como era antigamente?
Competência e liderança, é assim que Varginha avança.
Será uma grande conquista para nossa cidade e região.
O modal ferroviário com frete 50% á menor que o rodoviário contribuirá significativamente com desenvolvimento econômico das empresas que, obviamente, utilizarão esse modal.
Otimismo é a palavra chave.
Tomara que saia do papel. Há quanto tempo que se está falando sobre isso e nada de concreto acontece. É uma obra muito necessária.
Madeira, por favor me informe, o trem vai passar por dentro da cidade e vai até o moinho de trigo , como era antigamente?
NOTA DO BLOG: Não, será feito um entreposto depois do pedágio, perto da Fernão Dias, onde os conteineres serão armazenados.