A Prefeitura de São Thomé das Letras publicou domingo (13/3) uma nota de repúdio que acusa a Prefeitura de Extrema de “despejar” uma família na cidade. A família é composta por três pessoas em estado de vulnerabilidade. Todos maiores de idade.
Segundo a nota, a Prefeitura declara que a Prefeitura de Extrema “despejou” a família sem entrar em contato com a assistência social. A Prefeitura de São Thomé disponibilizou na noite da última sexta-feira uma equipe do Departamento de Desenvolvimento Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para atender a família.
Ainda conforme a nota, a Prefeitura de São Thomé espera que o município de Extrema busque a família.
Outro lado
Em resposta, a Prefeitura de Extrema explicou em nota que não despejou a família, mas que a família optou por ficar em São Thomé das Letras. Ainda de acordo com a nota, a família estava acampada no canteiro da Av. Nicolau Cesarino, próximo a rodoviária, em Extrema na última quinta-feira.
Neste mesmo dia, uma equipe do CREAS abordou a família para colher informações. A família então pediu a ajuda da equipe para encontrar familiares numa zona rural entre Três Corações e São Thomé das Letras. A equipe disponibilizou o transporte.
Durante a viagem, a equipe teve que parar pois haviam passado do local combinado e encontraram ninguém. A equipe então decidiu por levar a família de volta para Extrema já que não encontraram nenhum familiar do grupo no local. Neste momento a família demonstrou agressividade e não aceitaram voltar. A equipe ofereceu uma carona até o centro da cidade, mas eles também recusaram. A equipe então voltou para Extrema sem a família.
No sábado, a Secretaria de Assistência Social de São Thomé entrou em contato com a Secretária de Assistência Social de Extrema, informando que a família acampou no local onde foi deixada. Durante o contato, as equipes trocaram informações, umas vez que elas divergiam do que a família havia passado.
Assim, a Assistência Social de Extrema informou a de São Thomé que uma equipe iria buscar a família no domingo. Segundo a nota da Prefeitura de Extrema, a nota de repúdio de São Thomé foi publicada quando a família já estava a caminho de Extrema.
A Prefeitura de Extrema deixa claro que em nenhum momento se eximiu da responsabilidade do caso.



























