O pastel e o novo Mercado de Varginha

publicidade

Fui a Belo Horizonte nesse fim de semana. Toda vez que vou à capital mineira, visito dois lugares: o Centro Cultural Banco do Brasil e o Mercadão Central.

A exposição da vez no CCBB mostra obras de cinco brasileiros e um artista peruano, bem bacana.

E no mercadão, comi o famoso bife de fígado com jiló acebolado. E olha que eu não sou fã de fígado de vaca. Minha mãe moía a carne de fígado no moedor caseiro (sem eletricidade, na mão) e refogava com um monte de tempero. Dizia que era carne de coelho. Tudo isso pra conseguir convencer os filhos a comer.

Mas no mercadão parece que a carne é mais gostosa. Você percebe que é uma carne de boa procedência, fresquinha. Talvez seja o tempero da chapa, que não deve ser limpa, aí você sente os temperos dos dias anteriores. Outra coisa: fígado tem que ser comido na hora, senão a carne esfarinha.

Já o prato mais famoso do Mercadão de São Paulo é o sanduíche de mortadela. Quinze fatias dentro do coitado de um pão de sal. Esse eu já não gosto, mas é o que mais leva fama ao mercado.

Leia Também:  Confira 10 vagas de emprego em Varginha - duas são de estágio

Em Varginha estamos prestes a inaugurar o novo Mercado Municipal, entregue ao Município pela empreiteira no final do ano passado.
A prefeitura agora seleciona as empresas que vão funcionar lá dentro.

Pelo que apurei, embaixo ficarão os hortifrútis e pastelarias. Em cima, choperias, cafeterias e restaurantes.

Uma sugestão para a prefeitura: Varginha tem alguns dos melhores pasteleiros do planeta. Há 60 anos, desde o 13 de dezembro em que minha irmã nasceu (um domingo), meu pai comprava pastel todo domingo do saudoso Mário.

Você conheceu o Mário? Ele e a esposa vendiam salgados e pastéis no mercado do centro, atrás dos correios.

O tempo passou e o costume permanece. Todo domingo nossa família come pastel. Mesmo quem mora em outras cidades.

É um costume histórico de Varginha. Nós temos muitas famílias, Menegucci, Trolezi; tem o Tonhão da Praça São Charbel. O Thales da Serrinha. Todos mestres em fazer um pastel sequinho e com muito recheio.

 

 

A sugestão é a seguinte: lançar uma campanha promovendo o pastel feito em Varginha. O melhor da galáxia (até o ET veio experimentar…).

Leia Também:  Atenção para as ruas em obras nesta terça-feira em Varginha

Com certeza, quando alguém vier para a cidade resolver alguma pendência, vai aproveitar para conhecer o novo mercadão e… experimentar as iguarias feitas pelos nossos produtores.

E não é só pastel. Tem café do Thiagão Rezende, tem doces das famílias da Vargem, biscoitinho de polvilho, queijo minas frescal, torresmo…

Vamos divulgar o produto. O resto nosso pessoal faz. E bem.

COMENTE ABAIXO:

Respostas de 9

  1. Varginha é podre. A política é suja. Desleal. Corrupta. Ex secretário de cultura da cidade era quem? Um tal de Barril. Pergunta a qualquer um quem é ele? Honesto? Kkkkk engraçado que esse cara saiu da prefeitura e meses depois fechou a volta da feira da paz, e tem a egemonia dos eventos da cidade. Coincidência? Será? Política suja, só vagabundos. Difícil esperar algo melhor para essa cidade.

  2. Eu acho que isso tudo vai depender de quanto será cobrado para ter um box no mercado. Se o valor for muito alto e fora da realidade sem chance de se tornar popular. O lugar não ajuda.E a maioria das pessoas não irão se deslocar para cafeteria, bares e outros porque o lugar não ajuda.Bh é Bh!São Paulo é São Paulo! A população daqui é completamente diferente.Torço pra dar certo ,mas, as pessoas têm que ter melhor visão das coisas.

  3. Bom dia, e que esse dia seja fantástico prá todos.
    Lembrem-se que com todas as preocupações de fazer ser o melhor mercadão, é também por demais importante fazer de tudo ( até mágicas) pro conforto dos clientes, lembrem-se que são eles que pagam todo o sucesso.
    Abraço.

  4. Parabéns pelas palavras, é isso dar evidência as pessoas que fazem bem, e que representa o que é bom emVarginha.
    Não só a comida como também o artesanato o nosso ET, fazer com que todos identifique que aqui sim, é a terra do ET e se orgulhar disso.Que esse mercado seja um resumo de varginha em um só lugar.
    Muito Ansiosa por isso.

  5. Ola meus amigos(que hoje são poucos, principalmente os que servira o Exército no meu tempo na ESA em 1965- Ola Marquinho Cervi Cavalcante)) em matéria de pastel – moro em Campinas, tem um perto do meu consultório chamado Imperial, Lembro da Papelaria Imperial,da D. Aparecida, que é muito bom – Num sábado venderão 610 pastei. Lembro do pastel de fubá que era vendido no campo do Flamengo na rua Paraná, Lembro também dos Menigucci e outros do Mercadão central de Varginha. A ideia e bem alvissareira, depois de se instalarem no novo mercado façam um enquete e veja qual ou quais são os melhores pasteis do novo mercado do produto. Garanto que teremos uns empates – Mas na realidade o que vale e o bom atendimentos a população que correm para degustar essa iguaria típica do sul de minas.Que vença o melhor para o engrandecimento de nossa cultura.

  6. É importante que o mercado traga para a população os produtores, pq conheço banca nessa feira que não produz um pé de alface, qdo temos um produtor temos preços e qualidade, um produtor qdo vende seu produto abre vagas de emprego, tanto na área rural qdo nas vendas, valorize o produtor .

  7. Perfeito, temos que explorar e fazer o local virar um point. No mercado de pouso alegre tem o bar do tibúrcio, o melhor do mercado de lá. Que Varginha saiba explorar o local

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade