BLOG RECOMENDA

Lições de Liberdade: em tempos autoritários, ensinar também é resistir

"Resenha sobre filme Lições de Liberdade"

publicidade

Argentina, 1976, véspera do golpe militar. O professor britânico Tom Mitchel chega ao país para dar aulas de inglês em um internato conservador. O golpe estoura e ele aproveita uma semana de férias para ir ao Uruguai atrás de mulheres.

Receba notícias do BlogdoMadeira no seu celular

Acaba voltando para o colégio com um pinguim (não vou contar como isso aconteceu pra evitar spoiler). Juan Salvador, o pinguim, acaba causando mudanças no ambiente rígido da escola.

Lições de Liberdade é um filme sensível, elegante e humano. Utiliza uma situação aparentemente improvável para construir uma reflexão sobre educação, política e transformação pessoal.

O pinguim torna-se o eixo emocional da história. Sua presença silenciosa, curiosa e afetuosa passa a influenciar alunos, colegas e funcionários. E também o próprio diretor, interpretado com precisão por Jonathan Pryce (Dois Papas e O Clube do Crime das Quintas-feiras).

Filme de Varginha conquista melhor montagem em festival na Itália

Por outro lado, Steve Coogan (que interpreta o professor Tom), mostra indiferença a tudo e a todos. Principalmente em relação à política. Aos poucos o personagem se humaniza e o espectador acompanha essa transformação de maneira orgânica.

Leia Também:  Praça sedia "Encontro dos Antigos" em Varginha

A entrada de Juan Salvador redefine a relação do professor com os alunos. Em alguns momentos, remete ao filme Sociedade dos Poetas Mortos.

A fotografia é sóbria, em sintonia com o ambiente fechado da escola. A trilha sonora é discreta, respeitando o tom intimista da narrativa.

Lições de Liberdade nos lembra que educar não é apenas transmitir conteúdo, mas também criar vínculos, valorizar o diferente e estimular o pensamento crítico.

Sugere que o maior risco para regimes de força não é o guerrilheiro, mas a formação de sujeitos capazes de pensar por conta própria. Em contextos autoritários, educar é sempre um ato político.

Veja também

CINEMARK |  “Marty Supreme” estreia hoje em Varginha; confira o que assistir

Siga o BlogdoMadeira no Google News

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade