As escolas de Varginha terão, a partir do segundo semestre, projeto de automação e robótica promovido pela Receita Federal, o CEFET/MG e a Secretaria de Educação de Varginha.
Desenvolvido pelo professor Juliano Coelho Miranda, do Departamento de Mecatrônica do CEFET/MG – Campus Varginha, o projeto utiliza equipamentos de TV Box transformados em minicomputadores, juntamente com um módulo eletrônico, para possibilitar a automação de processos e o controle de robôs.
A iniciativa integra o Programa Além do Horizonte, da Receita Federal, que busca soluções sustentáveis para o reaproveitamento de equipamentos apreendidos, promovendo evitando o descarte inadequado desses dispositivos como lixo eletrônico.
Inicialmente, o projeto será implementado no Centro de Educação Integral de Varginha (CEIV), com o objetivo de fomentar o aprendizado prático em programação, automação e robótica. O CEIV atende aproximadamente 720 alunos de diversas escolas públicas do município, oferecendo atividades educacionais complementares.
A execução do projeto ficará a cargo do professor Juliano Coelho Miranda, do CEFET/MG, e das coordenadoras do CEIV, professoras Giseli Mendes e Eliana Prado.
“Com essa iniciativa, buscamos não apenas ensinar conceitos técnicos, mas também oferecer oportunidades, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, preparando-os para desafios reais pertinentes às inovações tecnológicas”, afirma o professor Juliano Coelho Miranda, do CEFET/MG – Campus Varginha.
“Essa parceria reforça o compromisso do CEFET/MG – Campus Varginha em colaborar com a formação dos estudantes de nossa cidade e região. Este projeto possibilitará a acessibilidade dos estudantes a um conhecimento técnico sobre programação, automação e robótica, além de contribuir para a sustentabilidade, oferecendo uma outra alternativa para as TV Box apreendidas, além daquelas já utilizadas na primeira fase do Programa Além do Horizonte”, afirma o diretor do CEFET/MG – Campus Varginha, André Rodrigues Monticelli.
O Programa Além do Horizonte faz parte do Programa Receita Cidadã, que busca alternativas sustentáveis para a destinação e transformação de mercadorias com ecoeficiência e responsabilidade social.