Informações: Assessoria de Imprensa
Uma minimaratona cultural superlegal será realizada em Varginha na próxima semana!
Nos dias 11 e 12 de abril, na Estação Ferroviária, a primeira edição do ‘Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura’.
Uma mostra de cinema não competitiva que exibirá filmes brasileiros produzidos nos últimos dois anos, além de apresentações musicais, oficinas de cinema e um debate literário.
A mostra contempla 3 linhas temáticas divididas em 6 sessões, sendo elas:
- ‘Memória, Identidade e Cultura’, obras que abordem aspectos regionais, memorialísticos, identitários,
históricos e/ou que discutam e/ou aludam a antigos costumes, saberes e práticas; - ‘Mulher Preta no Cinema’, que contempla obras dirigidas e/ou produzidas e/ou roteirizadas e/ou
estrelada por mulheres negras; - ‘UFO’, filmes que orbitam em torno de assuntos ufológicos, extraterrestres e de ficção científica
alienígena.
Haverá também duas sessões ‘infanto-juvenil’ com filmes para toda a família assistir.
A curadoria do 1o Curta Varginha ficou a cargo do renomado cineasta Marco Antonio Pereira, diretor vencedor de diversos prêmios mundo afora, que tem seus filmes exibidos em diversos países do mundo.
Além dos filmes a programação oferece duas apresentações musicais: dia 11, Braia (na foto, projeto de Bruno Maia, do Tuatha de Danann, calcado em música regional) apresentando um pocket show com peças de seu próximo disco e dia 12, Felipe Silveira, violeiro alfenense com grande experiência e talento singular.
Haverá no dia 12 uma roda de conversa com três autores mineiros, o jornalista e escritor varginhense Marcus Madeira (à esquerda na foto), com seu ‘Causos da Política de Varginha’, o também varginhense Lucas Silva lançando ‘Cicatrizes’ e o lavrense Carlos Antônio Pinto, ex-ferroviário, lançando seu livro ‘Um Fantasma no Trem’, romance que dialoga com o local de realização da mostra e tem como pano de fundo a defesa da volta do transporte férreo para o Brasil.
O ‘Curta Varginha’ oferece ainda duas oficinas de audiovisual que ocorrerão no espaço da Biblioteca Pública de Varginha, oficinas essas que serão ministradas pelo cineasta Bruno de Souza, que tem um de seus filmes, ‘ O Sol da Liberdade’, selecionados para a mostra.
De acordo com o realizador do ‘Curta Varginha’, Bruno Maia, da Braia Produções, “Nada mais salutar que uma categoria UFO para uma mostra de cinema realizada em Varginha, né? A cidade já é estudada por ufólogos do mundo todo e desperta interesse em gente de tudo que é canto por conta do incidente de 1994, por que não utilizaríamos este mote como constitutivo da mostra e ainda afirmar o E.T de Varginha na realização?”
Todas as atividades serão gratuitas
Mais informações no site https://curtavarginha.braiaproducoes.com.br/
O ‘Curta Varginha-Mostra de Cinema e Cultura’ é uma realização da Braia Produções e conta com
recursos da Lei Paulo Gustavo de Varginha e apoio das Óticas Maurício, Giggio Spaguetti, Via
Connection, Just Coffee, W. Outdoor e BlogdoMadeira.