O presidente da Câmara de Varginha, vereador Alexandre Prado, convidou representantes dos Poderes Constituídos para participar da abertura da primeira reunião ordinária do ano no Legislativo.
Estiveram presentes a juíza Teresa Cristina Cota, o promotor Aloísio Rabelo de Rezende, o presidente da 20ª Subseção da OAB/Varginha, Guilherme Tadeu Ramos Maia, o prefeito Leonardo Ciacci e o vice-prefeito Antônio Silva.
A iniciativa foi positiva — e necessária. Tinha vereador que não conhecia, pessoalmente, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Durante a reunião, o promotor Aloísio Rezende lembrou que já trabalhou como técnico-legislativo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre 1987 e 1990, a convite do ex-prefeito Eduardo Ottoni. Ele comentou como a esperiência foi positiva no início de sua trajetória profissional.
A juíza Teresa Cota destacou que o Direito Eleitoral é a área com a qual mais se identifica, justamente por ser a que mais se aproxima da população.
Já o presidente da OAB, Guilherme Maia, afirmou que a iniciativa reflete o perfil do novo presidente da Câmara: alguém que busca agregar, e não dividir. Construir soluções, e não apostar em oba-oba ou política de lacração.
Respeito
O prefeito Leonardo Ciacci e o vice Antônio Silva reforçaram a importância da independência entre os Poderes, sempre com respeito mútuo. Aliás, “respeito” foi a palavra mais repetida ao longo da noite.
Quase todos os vereadores falaram da necessidade de 2026 ser diferente de 2025, com mais empatia, diálogo e honestidade.
Pelo que se viu nesta primeira reunião ordinária do ano, a expectativa é de um ambiente institucional maduro, com respeito e profissionalismo. Com legalidade, impessoalidade (extremamente importante), moralidade, publicidade e eficiência.
Veja também
Siga o BlogdoMadeira no Google News

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Diretor do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Diretor de Comunicação da ACIV (Associação Comercial de Varginha) e vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha). Foi membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço e do Voluntariado Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo e o Podcast Varginha em 1 minuto ou mais. Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.






























