Amamentação promove o desenvolvimento do bebê e também traz benefícios para a saúde da mãe

Agosto Dourado: Unimed Varginha conscientiza sobre a importância do aleitamento materno

Unimed Varginha realiza ações do Agosto Dourado para conscientizar sobre a importância da amamentação

publicidade

A conscientização sobre a importância da amamentação é uma iniciativa fundamental, pois o aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê. Como forma de mobilizar as mães que estão passando por essa fase da vida, o Agosto Dourado busca incentivar e promover hábitos que tornem o período de amamentação mais seguro, acolhedor e humanizado.

O leite materno é um alimento completo capaz de suprir as necessidades nutricionais do bebê pois tem em sua composição mais de 250 substâncias bioativas, além de proteínas, vitaminas, gorduras, açúcares e água. A recomendação é que a mãe mantenha uma amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê.

Depois deste período, mesmo com a introdução de outros alimentos, a amamentação deve seguir, pelo menos, até os dois anos de idade da criança.

A amamentação protege o bebê de diversas doenças, além de fortalecer o seu sistema imunológico e favorecer o desenvolvimento dos ossos e músculos da face. Para a mãe, os benefícios incluem a recuperação mais rápida no puerpério, a redução do risco de certos tipos de câncer e o fortalecimento do vínculo afetivo com o bebê.

Leia Também:  Unimed Varginha abre vagas em vários setores

É por isso que é tão importante que as mães estejam atentas sobre o quanto o aleitamento materno pode fazer a diferença na vida do bebê e delas próprias. “A fase da amamentação é valiosa e demanda cuidados e uma atenção especial neste momento da maternidade. Uma boa orientação e o apoio profissional e familiar são importantes para que a mãe se sinta bem preparada e confiante para vivenciar esse momento tão importante”, explicou a médica pediatra, Dra. Daniane Moreira de Oliveira.

Cuidados na gestação

O tema também faz parte das práticas contínuas da Unimed Varginha, que vão além do Agosto Dourado. Nas ações desenvolvidas pelo projeto Bebêmed, que faz parte do Programa de Saúde da Gestante, a amamentação é tratada com muita atenção pois representa saúde, cuidado e vínculo materno.

O Bebêmed está em sua 167ª edição e é realizado mensalmente de forma virtual, gratuita e aberta à toda comunidade. Os temas são tratados por uma enfermeira neonatologista, consultora em amamentação, e por uma enfermeira obstetra que oferecem orientações sobre pré-natal, parto e puerpério, tirando dúvidas e ajudando futuras mamães nos desafios da gestação, amamentação e nos primeiros cuidados com o bebê.

Leia Também:  Unimed Varginha comemora Dia Mundial da Saúde com evento público

“O cuidado com a saúde da gestante é contínuo. O Programa Saúde da Gestante, e projetos como o Bebêmed, têm transformado a experiência de muitas mamães, através do apoio, informações e esclarecimento de dúvidas oferecidos para que elas se sintam mais preparadas e confiantes durante o período gestacional e após o nascimento do bebê”, comentou a enfermeira responsável pelo programa, Pricila Galdiere dos Santos Pereira.
Para participar do Bebêmed, basta preencher o cadastro e aguardar o contato da equipe.

O próximo encontro acontecerá no dia 13 de setembro. As interessadas podem se inscrever através do link unimed.me/050/bebemed.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade