Curso gratuito e aberta à toda população

Unifal Varginha oferece 4ª edição de Curso de Filosofia Política

Nova Acrópole promove palestras gratuitas sobre filosofia estóica
Foto: Canva

publicidade

A Universidade Federal de Alfenas, através da pró-reitoria de extensão universitária oferece entre 4 e 25 de maio a quarta edição do Curso de Filosofia Política. A modalidade é gratuita e dá direito a certificado de extensão universitária. As aulas serão no auditório da Unifal no Campus Varginha, no bairro Padre Victor. Também não é preciso comprovação acadêmica.

As inscrições podem ser feitas aqui: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/. Para quem se inscrever selecionar a opção Um Livro, Várias lições.

O curso vai acontecer sempre aos sábados das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30. Durante esse período serão debatidos temas bastante amplos com a intenção de oferecer formação política de forma crítica, com indicação de obras e espaço para o amplo debate dos participantes.

“Nesta quarta edição estamos trazendo trabalhos que abrangem temas fundamentais da Democracia e seus desdobramentos na vida educacional, discussão sobre gênero e racismo, além de tocar em assuntos pouco discutidos na região como a psicologia das massas e sua interferência política”, ressalta o coordenador do curso, o professor Fernando Batista Pereira.

Leia Também:  Uso de máscara continua obrigatório no Fórum

Em 2024, o curso terá aulas que resgatam, por exemplo, os fundamentos da democracia nascente na Grécia antiga, fazendo sempre uma ligação com assuntos sensíveis do nosso tempo através de falas que jogam luz sobre o papel da própria universidade no ambiente político-democrático. A desigualdade de gênero e a luta contra o racismo em suas perspectivas sociológicas também estarão presentes.

A aula inaugural, como já é tradição durante o curso, será ministrada pelo reitor da Universidade, o professor Sandro Amadeu Cerveira.

Participam também dessa iniciativa a professora Elisa Zwick, Janaina de Mendonça Fernandes e Paula Gontijo Martins, todas do ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas) da Unifal. Completa o quadro, o professor Lucas Magalhães Costa, do CEFET-MG.

 

 

Projeção Internacional

Em 2023 o curso lançou seu segundo livro de mesmo nome, Curso de Filosofia Política, que pode ser encontrado aqui https://loja.editoradialetica.com/humanidades/curso-de-filosofia-politica-a-questao-democratica. A obra foi divulgada através de apresentações nas comemorações dos 40 anos da democracia na Argentina, em Buenos Aires, entre outubro e novembro do ano passado.

Leia Também:  MTE tem 900 vagas para auditor fiscal no Concurso Nacional Unificado

O Curso de Filosofia Política foi criado em 2019 e desde então já contou com mais de 800 inscrições. Não é necessário ter feito nenhuma das outras edições para participar. No ano passado, o projeto de extensão participou das comemorações aos 40 anos da redemocratização da Argentina. Em Buenos Aires, foram apresentados os resultados de três edições incluindo a publicação de dois livros.

 

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade