Dia das Aduanas: primeiro porto seco do Brasil fica em Varginha

"Arte porto seco do sul de minas, localizado em Varginha, primeira eadi brasil"

publicidade

O Porto Seco Sul de Minas, localizado em Varginha, entrou em funcionamento em 1993 como a primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) do Brasil. A iniciativa permitiu o desembaraço, a armazenagem e a movimentação de cargas fora dos portos marítimos, reduzindo custos logísticos e impulsionando o comércio exterior no interior do país.

A implantação do porto seco marcou o início da descentralização do serviço aduaneiro no Brasil e transformou Varginha em um ponto estratégico da logística nacional. Atualmente, o complexo registra a circulação diária de cerca de mil veículos, concentra um dos maiores hubs farmacêuticos do país e movimenta operações de importação e exportação de alto valor agregado.

Receba notícias do BlogdoMadeira no seu celular

Com mais de 30 anos de atuação, o Porto Seco Sul de Minas gera cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos, é reconhecido pela Receita Federal e possui certificação OEA (Operador Econômico Autorizado), consolidando-se como uma das principais referências logísticas do Brasil.

Estrutura e CLIA em Varginha

"Galpão do Porto Seco do Sul de Minas, situado em Varginha."

O Porto Seco possui licença para operar um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) em Varginha e conta com estrutura completa para armazenar e movimentar cargas gerais e químicas, além de mercadorias sujeitas à anuência do MAPA e da Anvisa. No local funcionam escritórios administrativos do Ministério da Agricultura, da Anvisa e da Receita Federal, garantindo agilidade e segurança nos processos.

Leia Também:  Lions Club de Varginha promove jantar beneficente neste sábado

O CLIA integra um dos maiores condomínios industriais e logísticos de Minas Gerais, com mais de 200 mil metros quadrados de área construída coberta. O empreendimento oferece galpões padrão AAA prontos para locação, áreas destinadas à implantação de indústrias ou centros de distribuição. E também serviços de armazém geral e operador logístico.

Hub logístico multimodal

O condomínio foi concebido para atuar como hub logístico multimodal, localizado a menos de 400 quilômetros dos principais aeroportos e portos marítimos do Brasil e das cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A estrutura fica ao lado do aeroporto de Varginha, que possui pista de 2.100 metros e recebe voos regulares de passageiros e cargas.

Expansão para Extrema

Em processo de expansão, a empresa inaugurou, em agosto de 2025, uma nova unidade de operador logístico e armazém geral em Extrema (MG). Fica a apenas 6 quilômetros da divisa com o estado de São Paulo. A unidade conta com 25.700 m² de área construída coberta e capacidade para até 43 mil posições pallet. Possui possibilidade de armazenagem blocada, pátio de 20 mil metros quadrados, 26 docas, pé-direito de 14 metros e sistema de sprinklers com classificação J4.

Leia Também:  Polícia Civil apura suspeita de estelionato em agência de turismo de Varginha

"porto seco sul de minas em extrema (MG)."

O complexo possui licenças da Anvisa e permite a implantação de áreas climatizadas em qualquer faixa de temperatura. Amplia a atuação do Porto Seco Sul de Minas no cenário logístico nacional.

Veja também

Oportunidade hoje em Varginha: 50 vagas de emprego no Porto Seco

Siga o BlogdoMadeira no Google News

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade