Antes do ET de 1996, Varginha já aparecia no jornal com relato de “disco voador”: o registro é de 1970 e cita Vila Mendes e luzes no céu.
Atualizado: 08/01/2026 — Matéria inclui recorte do jornal e mais detalhes do relato publicado em 1970.
Varginha volta a ser assunto nacional com a aproximação dos 30 anos do caso ET, de janeiro de 1996. Mas o arquivo mostra que a cidade já era cenário de relatos ufológicos bem antes: em 29 de novembro de 1970, a Tribuna Varginhense publicou a chamada “Disco voador queria descer na cidade”.
A reportagem descreve um suposto avistamento por volta das 19h e reações de pânico entre moradores.
O que o jornal registrou
Segundo a reportagem, o “estranho objeto” teria ficado por alguns minutos parado sobre a Vila Mendes. O texto relata que, em alguns momentos, ele teria permanecido silencioso; em outros, teria emitido um ruído considerado incomum.
Luzes no céu e medo
A Tribuna Varginhense também registrou versões diferentes sobre as luzes: parte das testemunhas falou em luz branca; outras citaram vermelho e verde. O jornal menciona que uma mulher na Vila Mendes teria desmaiado, assustada com a cena.
Por onde o suposto OVNI teria passado
Além da Vila Mendes, o jornal citou outros pontos onde o objeto teria sido visto:
- Rua Rio de Janeiro
- Jardim Andere
- Região do Café Solúvel
- Clube Campestre
- Fernão Dias
E você, assistiu ao doc do ET de Varginha?
Nomes citados como testemunhas
Entre as pessoas mencionadas como testemunhas, a edição listou:
- Ubirajara Pires
- Vivaldo Ferreira Garcia
- Geraldo Bichara
- Carlos Mendes
- Fernando Maurício Gomes
Arquivo que antecede o caso de 1996
O recorte ajuda a mostrar que Varginha já alimentava relatos ufológicos décadas antes de 1996 — uma curiosidade de arquivo que reaparece agora, quando a cidade volta a ser lembrada nacionalmente pelo caso que ganhou repercussão mundial.
No folclore local, a brincadeira é inevitável: se em 1996 o “ET de Varginha” virou o visitante mais famoso do país, em 1970 teria sido a visita do “pai” — ao menos na memória popular.
O que é fato
-
Trata-se de um registro publicado em 29/11/1970 pelo Jornal Tribuna Varginhense.
-
O texto descreve relatos de testemunhas reunidos na época.
-
O BlogdoMadeira publica o recorte como memória/arquivo, sem afirmar origem ou natureza do fenômeno.
ET ganha um muro pra chamar de seu
Prefeitura inaugura cenário pelos 30 anos do Caso ET de Varginha
Veja também:
EPTV destacou “pai” do ET de Varginha
Siga o BlogdoMadeira no Google News

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Diretor do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Ex-membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo (segunda a sexta, 9h). Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.
























Respostas de 6
Nesta mesma época e próximo a este horário 19:00hs minha mãe avistou um objeto redondo emitindo luzes fortes a poucos metros de altura (uns 20 a 25 metros de altura) do chão do quintal. Morávamos no Bairro de Fátima/Vila Martins, quando ela viu o tal objeto se assustou muito e gritou meu pai, corremos até ela, mas o tal objeto disparou com grande velocidade e não vimos. Achamos estranho e chegamos a pensar que ela estava maluca ou tinha sonhado, mas não parecia estar mentindo porque estava muito assustada e tremia bastante. No dia seguinte várias pessoas relatavam o mesmo fato do objeto voando a pouca altura do chão e que emitia luzes fortes e percebemos que ela não estava maluca, e como não tínhamos acesso a jornais não ficamos sabendo da notícia. Mas comentários da época inclusive falava que na Rua Rio de Janeiro e proximidades tinha acabado a energia e que muita gente tinha perdido eletrodomésticos queimados por causa destes fatos. Algum tempo depois que viemos a saber que o Jornal local havia colocado matéria a respeito do acontecido, foi que tiramos a conclusão que foi um OVNI que tinha passado. Por este motivo e pelos fatos e acontecimentos é que acredito no Caso Et de Varginha, que além de ter presenciado uma grande movimentação da policia, bombeiros e principalmente do Exército, além do grande temporal que assolou a cidade na época derrubando várias arvores, muros e até casas inclusive no centro. Sou convicto sobre outras vidas além da nossa, só precisamos de provas concretas para que seja formalizada a existência e e que as pessoas deixem de ser chamadas de loucas.
Ufólogos deveriam ter coletado relatos com mais detalhes desse ocorrido um tempo atrás, com as senhorinhas que viviam na Vila Mendes…
Caso muito interessante.
Em 1970 eu morava em um Sítio próximo do Condomínio Lagamar. Muito dizia ter visto uma Luz estrada no Céu!
era criança meus pais falam desse disco voador, queimou geladeiras e televisoes nas casas da rua rio de janeiro
Em 2023 foram dois avistamentos nessa mesma rota
Aplausos ! Administração atual soube aproveitar o fato misterioso para incluir cultura e turismo . E’muito interessante ,ouvir de pessoas de outras regiões , questionamentos sobre a presença dos alienígenas em Varginha .