Foliões

Memórias de Varginha: a história do Banho da Dorotéia

publicidade

Matéria publicada originalmente em 15 de fevereiro de 2024

Enquanto você pulava carnaval (ou assistia aos desfiles pela TV), eu recordava a história do Banho da Dorotéia em Varginha. Transcrevi uma entrevista feita, olha só, pelo ex-prefeito Eduardo Ottoni. Ele entrevistou  saudoso César Luis Monteiro de Souza, o conhecido “Suco” aqui de Varginha. O Suco tinha uma locadora na Praça da Fonte, ao lado da Sorveteria Sem Nome (lembrou, né?).

Receba notícias do BlogdoMadeira no seu celular

Conheça como nasceu uma das festas mais espontâneas e populares do carnaval da cidade.

Suco: “Eduardo, então, vamos lá? A ideia surgiu entre eu, o Márcio Paiva e o Toninho Campos (Jornal Correio do Sul). O Toninho trocou ideia com o Targino (Valias, redator do jornal), que fez a matéria no jornal em 1989. Nós tivemos apoio, então na época do prefeito e com o apoio da EPTV, que foi uma das principais divulgadoras e responsáveis, junto com o Correio do Sul para a propaganda do evento.

A ideia veio lá de Santos, onde tinha o Banho da Doroteia, dona de um bar. Então, o pessoal se reunia um sábado antes do Carnaval, no Bar na Doroteia, perto da praia. E lá eles tomavam todas e depois saíram em direção ao mar, que era o tal Banho da Doroteia, não é?

Patrícia Moser em rede nacional: 1998

Então aí foi agregando, o Garibaldi comprou a ideia também. O Targino Valias foi o principal jornalista do Banho da Dorotéia no Correio do Sul.

Leia Também:  Varginha chegou a ter 30% de sua população formada por escravizados

A Rádio Vanguarda, também na época, através da filha do Galvão, a Rosângela Conde, que fez várias entrevistas com a gente no ar na época, né?

E tem um lance interessante aí. Que a repórter da EPTV, Patrícia Moser, ela está até hoje na EPTV. Faz 35 anos, hoje isso ela participa do Da Redação do meio-dia.

Tentaram o Mauro Teixeira na época, ele tentou de tudo conosco em 2003. Que nós voltássemos com o Banho da Dorotéia, mas aí o grupo já estava já disperso, já não tinha mais aquela motivação, aí não, não virou, né?

Outro que, na época nos ajudou muito na época foi o Álvaro Niemeyer também. O empréstimo do caminhãozinho, o Garibaldi pro baú. Nós nos concentrávamos, né? Lá em casa, na casa do Toninho Campos, o Garibaldi concentrava todo mundo naquele baú refrigerado, fechava a porta e abria lá na avenida, na praça, o povo tomava um susto. Saía mais de 60 pessoas lá de dentro.

Bom, como eu disse, começou em 89, o evento foi fantástico que até nós duvidávamos. Que iam colocar na rua naquela época, mais ou menos aproximadamente 15.000 pessoas. Colocamos o evento novamente em 90, 91, 92. Em 93, saímos pela última vez porque no horário que a prefeitura desejava não era bom para nós nem para a população. Porque havia muito vandalismo. Nós queríamos sair ao meio-dia. O horário que sempre saiu da Dorotéia de Santos. Esse era o nosso motivo da briga com o prefeito na época, então em 93 nós resolvemos tirar a Dorotéia da rua, né?”.

Leia Também:  Varginha ganha hoje primeira Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção do interior de Minas

Nota da redação

Tem alguma foto do Banho da Dorotéia? Manda pra gente! (35) 8859-6919.

Veja também

Memórias de Varginha: carnaval do centenário da cidade em 1982

Siga o BlogdoMadeira no Google News

COMENTE ABAIXO:

Respostas de 2

  1. E bom lembrar que as viúvas virgens nasceu no primeiro banho da Dorotéia onde um grupo de amigos da rua Paraná se juntaram e foram curtir o banho . Beto, tição, Luiz ( Batiston) Lico e nardo ( Valim) Oscar e Binha (Gabriel) Merquinho Katia e aildo ( lemes). E Betinho beneton Essa foram os fundadores das viuvas virgens , que no ano seguinte acompanharam a flacachaca ( furiosa que acompanhava o Flamengo de Varginha sob comando do Beto Batiston ) depois viraram ferinhas do Rodo ( time do rodoviário) e no terceiro ano saíram no carnaval como viúvas virgens… E está até hoje na terceira geração….

    NOTA DO BLOG: Obrigado, Oscar! Legal demais lembrar desse pessoal todo! Beto era um pintor de mão cheia!!! E viúva virgem na hora do lazer, hehehe… O William continua o legado do pai, tanto na pintura, quanto na folia!

  2. eu mesmo fui em 1992 , era a noite , lotava de gente , pessoas fantasiadas , era uma loucura , so nao me lembro que horas terminava !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade