Secretário explica recadastramento imobiliário na Câmara de Varginha
O secretário municipal de Planejamento, Ronaldo Lima Júnior afirmou que mais de 18 mil imóveis apresentaram inconsistências cadastrais durante o processo de recadastramento imobiliário por georreferenciamento em Varginha. O esclarecimento foi feito nesta segunda-feira (9), durante participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Varginha.
Segundo o secretário, dos 82.269 imóveis registrados no município, cerca de 80% estão regularizados. As inconsistências identificadas referem-se, principalmente, a divergências na metragem das áreas construídas, o que motivou a atualização cadastral. Ele reforçou que não houve aumento de imposto, nem aplicação de multas aos proprietários.
Ronaldo Lima Júnior destacou que o recadastramento tem como objetivo promover justiça fiscal e retratar a realidade urbana da cidade, corrigindo distorções acumuladas ao longo dos anos. “O que foi feito é a atualização da metragem, não a criação de novos tributos”, explicou.
Isenção para pequenas estruturas
Durante a explanação, o secretário esclareceu que estruturas com área inferior a 15 metros quadrados ou ampliações que não ultrapassem 15% da área original do imóvel estão isentas do recadastramento. No entanto, coberturas como garagens são consideradas área construída e entram no cálculo, conforme a legislação vigente.
Certidão gratuita
Outro ponto destacado foi que o reconhecimento da edificação pela tributação facilita a regularização futura do imóvel. Com o cadastro atualizado, o proprietário poderá solicitar a certidão de forma gratuita, sem necessidade de projetos técnicos, contratação de engenheiros ou pagamento de taxas adicionais.

Atendimentos e direito à revisão
Até o momento, a Prefeitura de Varginha registrou 641 atendimentos para esclarecimento de dúvidas. O número representa menos de 1% do total de imóveis da cidade. O levantamento também identificou 1.600 imóveis cadastrados como terrenos vagos que já possuíam edificações.
O secretário ressaltou que todos os proprietários recebem comunicação prévia sobre o recadastramento e têm direito de questionar ou solicitar revisão dos dados, caso identifiquem inconsistências ou erros no levantamento.
Veja também
Homem troca tiros com policiais em rua do bairro Santa Maria em Varginha
Siga o BlogdoMadeira no Google News

Jornalista profissional (formado em Comunicação Social e Direito), radialista e cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Diretor do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Diretor de Comunicação da ACIV (Associação Comercial de Varginha) e vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha). Foi membro da Academia Varginhense de Letras. Diretor da Abraço e do Voluntariado Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Organizador do livro “Narrativas de Nico Vidal”. Autor do livro “Causos da Política (acontecidos em Varginha)”. Apresenta o Blog ao Vivo e o Podcast Varginha em 1 minuto ou mais. Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense.


























Uma resposta
e tem proprietarios que discordam. compra imovel aumenta e acha que ta tudo certo? ta certinho a administração.