As Forças de Segurança Pública estão empenhadas em fazer o carnaval de Minas Gerais o mais seguro do Brasil. O plano de atuação foi apresentado oficialmente pelo Governo Estadual.
A operação Carnaval 2026 começa nesse sábado 31 de janeiro, quando algumas cidades já terão eventos carnavalescos públicos, como é o caso de Belo Horizonte, com desfile de blocos.
No interior de Minas, as cidades terão o reforço de militares das Companhias Escolas para o policiamento nos eventos. Também está programada ação da Polícia Militar de Meio Ambiente nas unidades de conservação, parques, rios, lagos e balneários, e pela Polícia Militar Rodoviária nos 30 mil quilômetros de rodovia estaduais, aumentando o número de postos fixos e móveis de fiscalização.
TECNOLOGIA
Nos locais com aglomerações, a PM usará drones com emissão de sinais de alerta e dicas de segurança, além de câmeras com reconhecimento facial, que ajudarão na identificação de indivíduos com mandando de prisão em aberto.
A Polícia Civil terá 100% do efetivo empenhado, e vai divulgar a campanha “Depois do não, é crime, uai!”, que pretende impedir casos de assédio. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) vai atuar junto com diversos órgãos para promover, garantir direitos e proteger pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco prioritário em mulheres, crianças e adolescentes.
O Corpo de Bombeiros deverá acompanhar desfiles de blocos com grande número de participantes, com equipes de salvamento em pontos estratégicos.
Veja também:
Secretária da Argumento Jornalismo Ltda (BlogdoMadeira e Jornal Folha de Varginha). Estudante de Publicidade & Propaganda.



























