Medo do diagnóstico e preconceito ainda são obstáculos para realização de exames preventivos
O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção contra o Câncer de Próstata. O preconceito, a falta de informação e o receio do diagnóstico ainda afastam muitos homens das consultas regulares e dos exames essenciais para a detecção precoce da doença.
O câncer de próstata nem sempre apresenta sintomas em sua fase inicial. Em estágios avançados, podem ocorrer dores nas costas, nos ossos e sangue na urina. Por isso, inserir na rotina de saúde os exames preventivos e as consultas periódicas ao médico é fundamental, pois o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.
Homens a partir dos 45 anos devem ficar atentos aos fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo, tabagismo e má alimentação. Homens negros também precisam redobrar os cuidados, devido à maior incidência da doença nesse grupo.
Manter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas, adotar uma alimentação equilibrada e evitar consumo de álcool e não fumar é essencial para reduzir riscos. Seguir as orientações médicas e realizar os exames indicados conforme o histórico individual também é determinante na prevenção.
Os principais exames para detecção da doença são o PSA e o toque retal que se complementam para um diagnóstico mais preciso. “Culturalmente, muitos homens não procuram o médico com frequência, o que prejudica a prevenção. Mesmo antes de qualquer sintoma, o diagnóstico precoce é decisivo pois chegam a 90% as chances de cura”, comentou o urologista doutor Luis Henrique Miranda.
O medo com relação à descoberta da doença e o preconceito em torno do exame de toque retal ainda dificultam o rastreamento. “A conscientização é essencial para lembrar que prevenir é um ato de cuidado. Evitar a consulta por medo não protege a saúde e ainda pode atrasar um diagnóstico ou o início de um tratamento adequado. Cuidar de si também é cuidar da família e de quem se ama”, reforçou o
urologista.
Unindo forças contra o câncer
Reforçando as ações de prevenção e combate ao câncer, a Unimed Varginha segue com a campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul. Clientes da modalidade pré-pagamento que estejam dentro do protocolo de prevenção podem realizar consultas com especialistas e exames específicos gratuitamente, sem coparticipação.
Podem participar da campanha mulheres acima de 40 anos, para consultas com mastologista e mamografia, e homens a partir de 45 anos, para consultas com urologista e exame de PSA. Antecipe o agendamento com seu médico e aproveite essa oportunidade! Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.unimedvarginha.coop.br.

























