Monitoramento e vigilância eletrônica são temas de Audiência Pública em Varginha

Aprovado o novo piso salarial para os agentes de combates a endemias e agentes comunitários de saúde
Foto: Câmara de Varginha

publicidade

Autoridades civis e militares, lideranças, moradores e servidores públicos de Varginha participaram Audiência Pública que discutiu a implementação de monitoramento e vigilância eletrônica na cidade.

O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores, a partir de um pedido feito pelo vereador Cabo Valério, na última terça-feira (19/4).

Todos foram unânimes em destacar a importância de termos na cidade um sistema avançado de monitoramento que possa cobrir o município em toda a sua totalidade, colaborando de forma efetiva com as diversas forças de segurança que atuam na cidade.

“Nosso objetivo é fazer um trabalho coletivo para conseguir promover ações que tragam resultados à comunidade, principalmente no que diz respeito à segurança pública”, comentou Valério.

O Setor de Inteligência da Polícia Militar apresentou as funcionalidades do Sistema Hélios, um software desenvolvido pela própria PM, sendo uma das principais ferramentas tecnológicas usada atualmente no estado.

De acordo com informações trazidas pelo setor de Tecnologia em Informação, a Prefeitura de Varginha também trabalha na aquisição e instalação de novos equipamentos de vigilância eletrônica, dentro do projeto Cidades Inteligentes com foco inicialmente na vigilância patrimonial e no monitoramento das escolas.
Segundo o vereador propositor da audiência Cabo Valério, o evento contribuiu de forma significativa para que a população conheça todo o trabalho que já vem sendo feito e para enriquecer ainda mais o debate a respeito do assunto.  “Temos que continuar as conversas para que num curto prazo de tempo tenhamos um sistema implantado aqui em Varginha”, afirmou.

Leia Também:  Entrega dos abadás do Bloco Infantil será no Museu Municipal

Quem compareceu

Participaram da mesa de discussões os vereadores Cabo Valério e Professor Rodrigo Naves, a Delegada Regional da Polícia Civil Dra. Renata Gonçalves, o chefe do Setor de Inteligência da Polícia Militar Capitão Bruno Neves, o capitão do Corpo de Bombeiros Roberto Sales Marangon, o diretor da Guarda Civil Municipal Marcos Cléber Sales, o comandante do pelotão de Meio Ambiente Tenente Túlio Ferreira, o representante da Diretoria de Tecnologia em Informação da Prefeitura Luciano Cambraia Ferroni, o representante da OAB Dr. Gilmar Dias Machado e o representante da ACIV Juarez Foresti.


Durante a audiência também fizeram uso da palavra o investigador da polícia civil Helton Valmor Skrobot que abordou a questão dos prazos de armazenamento das imagens para fins de investigação dos inquéritos policiais e representantes do Grupo FoneLight que explanaram e demonstraram o uso de alguns equipamentos já instalados na cidade.



COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade